A ferramenta de buscas do Windows sempre foi muito limitada, mesmo com a versão do Windows 7 ainda fica longe do Spotlight do meu Mac que faz a indexação rápida de tudo que tem no computador bastando digitar algumas letras iniciais do nome para obter resultados.

Ver mais programas grátis e essenciais para Windows

Para melhorar o sistema de busca do Windows encontrei este ótimo programa grátis chamado Everything.

windows search tool everything

O Everything como o nome em inglês diz (everything = tudo), localiza arquivos e pastas instantaneanete no Windows. Ao iniciar o programa ele mostra todos os arquivos do sistema e enquanto você digita ele filtra os resultados.

Para mostrar rapidamente os resultados o Everything cria um banco de dados contendo nomes de arquivos e pastas, e faz isso bem rápido também. Numa instalação limpa do Windows XP SP2 ele demora 1 segundo para indexar 20000 arquivos. O único defeito do Everything é não indexar o conteúdo dos arquivos mas talvez isso não seja importante para você.

O Everything ocupa um espaço mínimo do windows (1Mb) e é um download grátis. Ele ainda possui interface para ser usado como linha de comando (DOS) e um pacote de idiomas.

Baixe o Everything (Windows 2000, XP, 2003, Vista, 2008 e Windows 7)