As qualidade das imagens exibidas em qualquer site na internet tem um grande impacto na performance de servidores, largura de banda utilizada, custos e velocidade de abertura de uma página.

Recentemente o Google passou a incluir no seu ranking o fator de velocidade de abertura média de um site, ou chamado de “desenpenho do site” como podem ver no Webmaster Tools, isso para enfatizar que a Internet para crescer tem que fazer isso da melhor maneira possível com páginas bem construídas. O Google até disponibilizou uma ferramenta de análise chamada de “Page Speed”, uma extensão para Firefox que analise uma página e faz recomendações para otimizar seu desempenho.

Veja como Redimensionar fotos, Rotacionar e Aplicar Marca d’água

Toda vez que escrevo um artigo e acrescento imagens jpg, certifico que elas estão compactadas e otimizadas da melhor maneira, para apresentar qualidade num espaço menor. Para se ter uma idéia melhor, imagine uma página que apresenta uma imagem de 50kb de tamanho. Esta página é visitada 1000 vezes por dia. No fim de um mês teremos 1000 x 30 x 50kb, o que resultará em 1.500.000kb, ou aproximadamente 1,4GB. Aparentemente uma imagem pequena se converte num grande problema pois as empresas de hospedagem cobram o tráfego, além de tornar seu site mais pesado para ser acessado. Agora imagine que esta imagem poderia ter a mesma qualidade e ser compactada para 10kb, levando a uma redução em 5x do seu tráfego e também do tempo de carga da página.

Existem dezendas ou centenas de ferramentas para compactar, ou redimensionar imagens disponíveis na internet, falarei de algumas que você pode encontrar facilmente sem pagar nada, o que é ainda melhor.

Ferramentas para Compactar e Otimizar Imagens

1. Picasa (Windows e Mac).

Resize Multiple Picture Files with Picasa - Export Picture to Folder

Selecione as imagens que deseja compactar e otimizar, depois vá no menu Arquivo -> Exportar imagem para pasta (ou pelo atalho alt+shift+S no Windows ou command+shift+S no Mac). Escolha as suas preferências de tamanho e qualidade para exportar. Baixar Picasa.

2. IrfanView Com RIOT (Windows)

riot radical image optimization tool

O RIOT (Radical Image Optimization Tool pode ser baixado individualmente mas recomendo usar ele como plugin do grande programa IrfanView.

3. Online Image Optimizer

web image optimizer

O site Online Image Optimizer permite que você carregue uma imagem do seu computador ou de um endereço web. Ele pode converter para png, jpg ou gif e ao fazer isso apresenta uma amostra da imagem com vários fatores de compactação aplicados, assim você pode ver qual lhe interessa mais pela qualidade e tamanho.

4. Jpegtran e Batch Para Windows

Jpegtran é um software desenvolvido pelo JPEGclub.org que mantém o Independet JPEG Group. É um executável simples para Windows que você usa via linha de comando DOS. Ainda criei um arquivo .BAT que permite que você arraste em cima dele uma pasta contendo as imagens a serem compactadas no formato final 320×200 com o prefixo 320x200_(nome_original).jpg.


@echo off
cd %1
for %%i in (*.jpg) do "C:\Arquivos de programas\jpegtran\jpegtran.exe" -crop 320x200+16+48 "%%i" "320x200_.%%i"

Edite o arquivo .BAT para alterar a pasta que você vai colocar o jpegtran.exe.

5. Squash.

squash resize images free

O Squash permite redimensionar imagens em batch no Windows, Mac e Linux. É um projeto de código fonte aberto armazenado no Google Code. Veja mais detalhes e baixe o Squash.

Conclusões Sobre Otimização de Imagens

Para obter o melhor desempenho de uma página web, é obrigatória a otimização das suas imagens. Muitas vezes você mostra uma imagem com muito mais detalhe do que o necessário. O Photoshop tem uma função Salvar para Web onde é possível fazer todos os ajustes. Sei que é um software caro não acessível para muita gente, por isso pensei em colocar neste artigo alguns programas grátis que podem ajudar nesta tarefa.

Caso tenham algo a acrescentar, deixem um comentário.