Esta precisando de espaço no disco do seu Mac? Basta remover programas inúteis e também outros arquivos que nunca vai usar. O problema geralmente é saber onde eles estão. Eu por exemplo logo que comprei meu Macbook apaguei o programa iWeb que ajuda a construir páginas web e que nunca ia usar, e com ele se foram 500Mb de espaço. O básico para começar é também ver se existem arquivos na lixeira para ser eliminados, mas isso qualquer um poderia fazer.

Escrevi um artigo mostrando como liberar espaço no Mac mas hoje descobri uma nova maneira de liberar 3GB sem apagar um só arquivo dos seus documentos.

monolingual mac saved space

Para fazer isso basta usar o programa Monolingual que remove os arquivos de idioma, tais como Chinês, Japonês e tantos outros que você nunca vai usar, e só isso como eu ja disse libera 3GB de espaço.

O programa Monolingual é gratis e muito fácil de usar. Depois que instalar selecione os idiomas que deseja remover (eu deixei o inglês e português instalados). O processo demora um pouco, cerca de 20 minutos, mas com certeza um ótimo negócio para deixar seu Mac mais leve e slim.

monolingual mac screenshot

Ao final da limpeza, 3GB a mais na sua conta. Outra boa dica, use o programa Disk Inventory X para ver quem está ocupando mais espaço no seu Macintosh.

Veja uma lista de excelentes programas grátis para Mac

Veja o guia básico do Mac para novos usuários Ex-Windows