Essa semana saiu o novo WordPress 3.0 Thelonious, software gerenciador de conteúdo que uso neste site, e também é utilizado em milhões de blogs na internet. Tentei esperar um tempo antes de atualizar para ver a repercursão, problemas eventuais, etc… Porém não aguentei a espera, fiquei curioso e chegou a noite, horário de menos visitação do site, cliquei no botão de atualização automatica do WordPress…

O resultado? Me dei mal…

A tela de atualização ficou toda “bagunçada” e pensei “algo deu errado”, ao carregar a página do blog, tudo em branco. Ao carregar a página de gerenciamento wp-admin, tudo em branco também. O que fazer?

Geralmente quando tudo “fica branco” no WordPress, é que a coisa ta preta. Na verdade na maioria das vezes é um plugin incompatível que ocasiona isso, por isso é bom sempre desativar todos os plugins antes de atualizar o WordPress. O problema é que eu cliquei no botão de atualização automatica e ele desativa todos os plugins, atualiza o WordPress e depois reativa os plugins.

Leia o artigo com os melhores e mais úteis plugins do WordPress

A situação não era nada boa, meu site estava parado. Meus visitantes do site enxergavam uma tela em branco e eu não conseguia ir a tela dos plugins para desativa-los.

Desativar Todos Plugins WordPress Sem Acessar Menu de Administração

Lendo a documentação do WordPress encontrei duas maneiras de desativar os plugins quando não há acesso a tela de gerenciamento:

1. Usando o phpMyAdmin ou o prompt de comando do MySQL você deve alterar a tabela wp_options, na coluna option_name com o valor “active_plugins”, altera para: a:0:{}

2. Outra opção: Com um cliente de FTP, navegar a pasta wp-contents e renomear a pasta plugins para outro nome. Depois crie uma nova pasta plugins vazia.

Depois que fizer uma das opções acima, você pode acessar a página de administração do WordPress e reinstalar ou reativar os plugins, um a um, e desta forma saber qual foi o que causou o problema.

Conclusões WordPress 3.0

Ainda não pude perceber e usar todos os novos recursos do WordPress 3.0 mas estive analisando o desempenho do problemático wp-cron (que causa uso excessivo de CPU) e o desempenho foi melhor do que na versão anterior. De resto, uma interface cinza sem graça, mas que com o tempo vou aprendendo a aproveitar o que ele tem de melhor.

Ler Mais artigos Sobre WordPress

Veja Como Construir Seu Blog em Poucos Passos