Usar um BOM Anti-vírus

microsoft security essentials

Você usa anti-vírus? Ele está atualizado? Todo mundo que usa Windows sabe que deve usar um anti-vírus e até a Microsoft admitiu isso ao desenvolver seu próprio sistema grátis de proteção chamado de “Microsoft Security Essentials”.

Eu recomendo que se você não tiver um anti-vírus pago como o Kaspersky (ou nem souber o que é isso), desinstale o que estiver usando agora e baixe grátis o da Microsoft.

Verificar Processos no Gerenciador de Tarefas do Windows

Existem programas que funcionam no seu computador, que você não usa, que ficam escondidos ocupando memória. Para descobrir quem é o vilão que está deixando tudo lento você pode dar uma olhada no Gerenciador de Tarefas do Windows.

Para acessa-lo você pode clicar com o botão direito em cima da barra do menu Iniciar e escolher “Gerenciador de Tarefas”.

Quando sua janela abrir vá na aba de “Processos” e ordene a lista pelo tamanho de memória que cada processo ocupa.

windows task manager

Nesta imagem podemos ver como exemplo, que o explorer.exe ocupa a maior parte da memória, depois o mspaint.exe, o mozystat.exe (Backup Mozy), e por aí vai…

Desta forma não só você descobre um programa que ocupa muita memória a toa como pode também saber qual você deve apenas fechar para que o computador funcione melhor.

Se tiver dúvidas quanto ao nome do processo, coloque no Google que verá resultados que ajudem a saber qual programa ele representa.