Remover Programas da Inicialização

systray

Quando seu computador inicia ele carrega um monte de ícones ao lado do relógio (chamado de systray)? Isso é uma grande perda de tempo se você nem sabe o que eles estão fazendo lá. É uma mania dos programas para o Windows de instalar alguma coisa na inicialização para tornar o acesso mais rápido para o programa, mas deixando todo o sistema mais lento.

Passe o cursor do mouse em cima destes ícones para verificar o que é cada um deles. Por exemplo, instalei um programa que sincroniza os dados com o telefone Nokia e ele colocou um ícone desnecessário que deixa a inicialização mais lenta. Ou vamos desinstalar o programa todo indo em Painel de Controle -> Programas -> Desinstalar um programa ou podemos apenas desativar a inicialização usando um recurso escondido do Windows chamado de msconfig. No menu iniciar, na caixa de pesquisa digite “msconfig” e a tecla ENTER.

msconfig startup

Na aba de “Inicialização de Programas” desmarque aqueles que você não quer mais que inicializem com o Windows. Claro que se você desmarcar algo que venha a se arrepender pode acessar o msconfig novamente e reativa-lo.