Hoje tive uma aula interessante sobre os ventos conversando com um amigo que gosta de velejar e pude notar como a previsão de tempo está tão ligada ao seu estudo, talvez explicando mais do que os informativos normais que apenas dizem “vai chover” ou “vai ter céu encoberto”. Os sites especializados em ventos dão muitas informações importantes como sua direção e força, em todas as horas do dia, desta forma você pode saber quando o tempo vai mudar e saber por que.

Por exemplo, aqui no Rio de Janeiro, um vento é chamado de “terral” pois vem da terra para o mar, na direção norte->sul, geralmente quente e trazendo bom tempo, e um vento “sul” traz ar gelado com uma frente fria até com chuva. Claro que isso é uma explicação simplista, mas que mostra que com pouco conhecimento já da para entender por que das mudanças climáticas.

Como gostei do assunto, pesquisei na internet um programa para me mostrar a previsão dos ventos e encontrei um ótimo Widget que funciona no Mac OS X e também no Windows.

widget mac weather rio de janeir

widget winds rio de janeiro mac os x

A primeira imagem acima mostra a previsão do tempo normal para o Rio de Janeiro indicando bom tempo para este dia 12 de julho. A imagem de baixo mostra as informações de ventos. Note como o vento é direção norte->sul. Interessante.

O Widget pode ser baixado aqui. Ele funciona em Macs, Windows e Google Desktop.

Outro ótimo site que mostra ventos é o WindGURU. Se você for lá verá que na quarta é dia de chegada de frente fria aqui no Rio.