O iPhone contém um aplicativo chamado iPod, que é a mesma coisa que ter um iPod dentro dele para tocar músicas em mp3. Muita gente reclama do fato de que a Apple só deixa você passar as músicas para dentro do iPhone ou iPod e nunca ao contrário. Ja pensou se você perde seu computador e quer recuperar as suas músicas? Como fazer?

A única maneira é utilizar de programas disponíveis na internet que ajudam a fazer a cópia do iPhone/iPod para o Pc/Mac. Eu pesquise algumas opções grátis destes programas, para Mac OS X e também Windows. Vou começar pelo Windows por ser um sistema operacional mais popular.

 iphone ipod

Copiar Músicas MP3 do iPhone e iPod Para Computador com Windows


mediamonkey

No Windows eu encontrei um programa chamado MediaMonkey que funciona parecido com o iTunes porém com muito mais opções e que ainda reconhece seu iPhone/iPod e deixa copiar as músicas dele para o computador. O MediaMonkey tem uma versão grátis que oferece estes recursos, além de uma chamada Gold com muitos outros mais.

Baixe MediaMonkey

Problema: Quando você copiar as músicas do iPhone para o Pc, os arquivos ficam com um nome esquisito tipo “ABSCMC.mp3”. Porém dá pra recuperar o nome correto renomeando o arquivo utilizando as informações de autor/banda/nome da música contidas nas “tags”.

Se você usa o iTunes, basta ir em preferências, marcar a opção: “Manter a pasta iTunes Media organizada”. Depois arraste todas as pastas e arquivos que copiou do iPhone/iPod para dentro da biblioteca do iTunes. Ele vai renomear automaticamente os arquivos para você.

Se você não quer usar o iTunes, acredito que o próprio MediaMonkey tenha um recurso para renomear arquivos, mas utilizei o Mp3Tag, outro programa grátis que ajuda a organizar as tags de arquivos mp3.

mp3tag free renamer

Você pode baixar o mp3Tag grátis do site oficial ou deste link.

Copiar Músicas do iPhone e iPod Para Mac OS X

No Mac OS X você pode usar o programa chamado Senuti para transferir até 1000 músicas em 30 dias de testes (o programa custa 18 dólares pagos com cartão de crédito internacional).

Maneira Grátis Para Mac OS X

Uma forma grátis de transferir as música é fazer o Jailbreak do iPhone e copiar as músicas usando um programa de SFTP chamado Filezilla.

Leia o guia que escrevi do iPhone pós Jailbreak para mais detalhes deste recurso.

Certifique-se de que seu iPhone está com a redes sem fios ligada e conectada a seu roteador. Você pode ver seu endereço IP do seu iPhone no menu de Ajustes -> Wi-Fi -> Sua rede.

Usando o Filezilla, conecte ao iPhone usando o endereço IP. O login é root e a senha alpine (troque a senha o mais rápido possível).

Navegue até a pasta: /private/var/mobile/Media/iTunes_Control/Music/

Dentro desta pasta Music você verá diversas pastas: F00, F01, F02, etc… Copie todas elas. Elas contém suas músicas mp3.

Para renomear os arquivos de música mp3 você pode usar a mesma técnica que falei, usando o iTunes e arrastando os arquivos para sua biblioteca.

Boa sorte! Qualquer dúvida deixe um comentário.