Hoje em dia os celulares não são apenas aparelhos para falar, eles tocam músicas em mp3, tiram fotos e também passam vídeos e filmes que você pode fazer através dele. Embora a capacidade de armazenamento dos celulares tenha crescido e muitos já começam de 8GB como o iPhone, eles não reproduzem prontamente qualquer formato. É necessário converte-los para os padrões adequados, criados especialmente para dispositivos móveis.

video iphone hand

Existem diversos formatos de compactação de vídeo para celulares, nos Nokias antigos temos o 3GP ou MPEG-4 e nos iPhones e aparelhos Android, formatos mais avançados como o H.264 e MP4 tendo o audio codificado em AAC. O iPhone tem uma resolução de 480×320 por isso é interessante converter um filme para este formato pois você economiza espaço na memória dele. No iPad temos o formato de vídeo com tamanho de 1024 x 768.

O importante é saber a dimensão da tela do seu celular e também os formatos compatíveis.

Programa Gratis Para Converter Vídeos

HandBrake window movie convert

O Handbreak é um excelente programa grátis para converter vídeos no Mac OS X, Windows e Linux. Você pode baixa-lo aqui.

Abra o programa, escolha o vídeo de entrada e altere as configurações conforme o guia abaixo. Você ainda pode incorporar legendas diretamente ao vídeo se quiser.

Um formato amplamente aceito pelos celulares hoje em dia é o que vai abaixo, olhe a lista de compatibilidade antes de usar.

Compatibilidade: iPhone, iPad, iPod Touch, iPod Classic, iPod 5.5G, Apple TV, BlackBerry Bold 9000, Curve 8910, 8900, 8520, Pearl 9XXX, Storm, Storm 2, Torch, Tour, Bold 9650, e 9700. Sistema operacional Android.

HandBrake settings iphone

Formato: Arquivo MP4
Tipo de codificação: H.264
Tamanho do vídeo: 480×320
Audio: 128 kbps
Taxa de Frame (framerate): 30
Taxa de vídeo: 350 kbps
2-pass encoding: Marcado

Once.iphone mp4

Depois de processar um arquivo AVI em DivX de 700Mb, com as configurações acima, o Handbreak produziu um arquivo mp4 preparado especialmente para dispositivos móveis com um tamanho de 300Mb.