Se você administra ou apenas tem um site na internet, uma das coisas mais importantes de saber é se ele está otimizado para funcionar da melhor maneira possível, sendo rápido e eficiente para ser rastreado pelo Google e acessado pelos visitantes.

O desempenho do site baseia-se em sua construção, se as imagens estão compactadas, na forma de acesso dos objetos gráficos, scripts e mídias, em outros diversos parâmetros técnicos que definem o seu tempo de acesso.

A velocidade de acesso é tão importante que o Google avisa que sites menos otimizados terão visibilidade menor no seu índice de pesquisa.

Uma importante ferramenta criada pelo Google que permite que você saiba o desempenho do seu site chama-se Page Speed Online.

Basta acessar esta página e digitar o endereço do site que deseja analisar a performance. O Google analisa todos os fatores técnicos, dá uma nota geral, informa os problemas e dá as dicas para que você possa trabalhar para obter um melhor desempenho.

google page speed online

Usando Google Page Speed no Navegador Chrome

google page speed chrome

O guia do Google ainda está somente em inglês, mas a instalação é bem fácil:

1. Abra a instrução about:flags na barra de endereço do Google Chrome (basta digitar e apertar enter):

2. Encontre a seção “APIs de extensões experimentais” e clique em “Ativar”.

3. Reinicie o navegador Google Chrome.

4. Instale a extensão Google Page Speed

Otimizando Imagens com Google Page Speed

Se você instalar a extensão do Google Page Speed que funciona dentro de outra extensão chamada Firebug, poderá utilizar de um importante recurso extra que é a otimização de imagens. Quando o Page Speed analisa sua página ele diz se todas as imagens estão compactadas da melhor forma possível, economizando espaço, tráfego e deixando a carga do site mais leve. As imagens que ele consegue compactar ainda mais, o Page Speed coloca numa pasta no seu computador para que você possa usar, substituindo as que não estão otimizadas em seu site.

Firefox page speed images path mac os x

Para selecionar a pasta que o Page Speed vai armazenar as imagens otimizadas, clique na seta em cima do nome “Page Speed” e escolha a opção “Choose a Custom Path”. Nesta pasta que serão salvas as imagens otimizadas que você poderá usar no seu site. Enquanto eu escrevo esse artigo esse recurso ainda só funciona no Firefox.

YSlow

Outra ótima ferramenta de análise de desempenho de sites na internet é o YSlow criado pelo Yahoo. O YSlow funciona para o Firefox e também para o Google Chrome (link abaixo).

yslow google chrome

Baixar YSLow Chrome