Adoro ficar organizando minha coleção de músicas mp3 no iTunes. Coloco a capa, nomes de banda e artista corretos, letra (quando gosto muito da música) e até da data de lançamento do álbum. A medida que vou escutando atualizo também a classificação da música, o iTunes permite uma nota de 1 até 5 (Você pode ativar classificação de meia-estrela).

Organizar todas estas informações é um trabalho lento e chato que muita gente não está disposto a fazer, ainda bem que existem ferramentas que ajudam, por exemplo, a classificar a música. Classificando as suas músicas, será bem mais fácil criar listas de reprodução com aquelas que você considera melhores. Uma música que você escutou 20 vezes é com certeza merecedora de uma boa classificação, não?

itunes logo

O iTunes guarda quantas vezes você escutou a música, quantas vezes trocou quando iniciou a reprodução, e estes números podem ser utilizados para criar uma classificação artificial.

O programa AutoRate (Mac OS X) classifica suas músicas do iTunes baseado numa equação de informações estatísticas obtidas da sua biblioteca:

classificação = (100 * ( (frequência de reprodução – inferior) / (superior – inferior) ) – trocas de músicas/mês * 5

Com o AutoRate você poderá classificar toda sua biblioteca do iTunes rapidamente de uma vez só. Ele permite classificar somente músicas ainda não classificadas, ativar meias estrelas na classificação do iTunes e ainda faz backup da classificação original.

AutoRate mac os x itunes rating

O AutoRate é grátis, funciona apenas para Mac OS X.

Baixe o AutoRate 1.6 ou visite o site oficial para mais informações e atualizações.