Existem alguns bons programas para limpar o Windows e remover arquivos inúteis que são gerados a medida que você usa o sistema operacional. São tantos arquivos temporários do navegador, instalações de programas que chega uma hora que seu disco acaba ficando cheio, e ao invés de apagar seus documentos, melhor se desfazer do lixo que está acumulado.

O CCleaner é uma das top ferramentas grátis para otimizar o Windows e eu acreditava que não teria outra melhor para liberar espaço. Escrevi um artigo sobre o Space Sniffer que mostra um mapa visual da ocupação do espaço do disco, onde você pode então encontrar arquivos grandes e decidir o que pode ser apagado.

Uma outra boa opção para encontrar arquivos temporários que estão ocupando espaço no seu disco chama-se System Ninja.

O System Ninja possui um avançado limpador de lixo, melhor até que o CCleaner pois o Ninja vasculha todo seu disco não só arquivos do sistema operacional para encontrar coisas inúteis que você poderá apagar.

system ninja windows

Além de possuir o limpador de lixo, o System Ninja possui:

Gerenciador de Inicialização do Windows (Startup Manager)

Você pode determinar quais programas são carregados na inicialização do sistema operacional. Removendo programas indesejados da inicialização, seu computador vai ligar mais rápido.

Gerenciador de Processos

O gerenciador de processso deixa você terminar qualquer programa em atividade que esteja sobrecarregando o Windows. Diferente do similar do Windows, ele mostra apenas informações relevantes para que você possa terminar um programa de forma mais eficaz. Ele ainda identifica processos que são associados a vírus e spyware.

Limpador de Pastas (Folder Cleaner)

Debaixo do menu “tools” você pode utilizar o “folder cleaner” para analisar pastas ou um disco externo para encontrar arquivos temporários que estão ocupando espaço inutilmente. É uma ferramenta manual avançada que permite até encontrar pastas vazias.

FileAnalyzr

Uma ferramenta para analisar arquivos, checar hashes MD5, SH1 e SH256, ler o tamanho, datas de acesso e principalmente verificar se apresenta algum tipo de vírus.

Baixar System Ninja

O System Ninja é inteiramente grátis (100% Freeware, 100% Seguro
) e apresenta versão de instalação ou portátil (para carregar no pen drive sem precisar instalar). Funciona no Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

Um requisito para o System Ninja é que você tenha o .NET Framework 3.5 instalado

Baixe System Ninja (Instalador)

Baixe System Ninja (Portátil)

Visite a página oficial do System Ninja