Construir Cabo Serial Null DB9

By | julho 11, 2011

Essa semana precisei construir um cabo serial DB9 null, aparentemente muito fácil de se fazer mas com tantas explicações confusas na internet. No fim, fiz o cabo errado na primeira vez pois entendi a numeração do conector ao contrário e depois consertei.

Para deixar bem claro como construir esse cabo, achei melhor compartilhar a pinagem do conector fêmea com a ligação dos fios de forma correta quando ele funcionou.

serial null cable cabo null

Como eu nunca tinha construído nenhum cabo, meu erro inicial foi entender que o pino 1 ficava no lado esquerdo, mas depende de como você está olhando para ele. Muitos sites na internet colocam o mapa do cabo porém não dizem se você ta olhando para ele de frente ou por trás.

ConstrucaoCaboNULL

Pegando essa imagem que encontrei na internet, você que é leigo no assunto pode ser levado a pensar erradamente que o pino 1 fica do lado esquerdo olhando para o conector DB9, quando na verdade o pino 1 fica na esquerda olhando o conector por trás.

Sabendo disso, agora é soldar os fios nas posições 2, 3 e 5. No outro lado do cabo basta inverter os fios 2 e 3, e o 5 fica na mesma posição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *