Hoje, uma grande supresa foi a notícia que Steve Jobs deixou o cargo de CEO da Apple, alegando não poder mais cumprir com as expectativas e desafios, para ocupar um lugar no conselho. Agora em seu lugar foi nomeado Tim Cook, atual COO.

Num ano onde a Apple vai de vento em popa com o iPad 2, OS X Lion, lançamento do iOS 5 e iPhone 5, a notícia da renúncia de Steve Jobs caiu como uma bomba. Os motivos não foram declarados, mas todos sabem que Jobs enfrenta um cancer de pancreas, e sua saúde deve ter determinado a sua saída.

foto da revista Wired

A seguir a carta de Jobs numa tradução do Google para portugues

Carta de Steve Jobs
Ao Conselho de Administração da Apple e da Comunidade Apple:

Eu sempre disse que se alguma houvesse um dia onde eu não pudesse satisfazer meus deveres e expectativas, como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou.

Tenho a honra de renunciar ao cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o Conselho julgar conveniente, como Presidente do Conselho, diretor e funcionário da Apple.

Quanto ao meu sucessor, eu recomendo fortemente executar nosso plano de sucessão nomeando Tim Cook como CEO da Apple.

Acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão à nossa frente. E estou ansioso para assistir e contribuir para seu sucesso em um novo papel.

Eu fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e eu agradeço a todos pelos muitos anos de ser capaz de trabalhar junto com vocês.

Steve

Nós só podemos desejar boa sorte para Steve Jobs vencer sua batalha contra o cancer.

Boa Sorte Steve!

Veja a carta oficial no site da Apple