A biblioteca de javascript jQuery facilita o processo de programação e permite criar fantásticos recursos em páginas na internet, como menus animados, navegação em fotografias, etc. O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado em blogs atualmente e utiliza jQuery, carregando a biblioteca sempre que uma página é acessada.

Todos recursos utilizados numa página na internet tais como imagens e bibliotecas devem ser contabilizados para que o tempo de carga desta página seja o menor possível, portanto tudo deve ser otimizado, reduzido ao máximo para que o tráfego de informações seja menor e melhor para todos.

Uma solução interessante é forçar o WordPress a carregar a biblioteca jQuery dos servidores do Google. Desta forma você economiza tráfego no seu servidor. Caso você queira forçar o WordPress a carregar o jQuery do Google, edite o seu tema, no arquivo functions.php inserindo o seguinte pedaço de código:

Dentro do arquivo functions.php do seu tema do WordPress:

O código acima diz para o WordPress carregar o jQuery do Google, mas e se você quiser fazer isso manualmente? É o caso mostrado abaixo.

Quando você está carregando o jQuery diretamente no cabeçalho da sua página (header.php), deve indicar ao WordPress para que ele não utilize o jQuery, evitando carregar duas vezes o mesmo recurso.

No seu arquivo header.php você carrega o jQuery do Google da seguinte forma.

Entre as tags de head deve inserir o seguinte código:

  

Já que está carregando o jQuery manualmente, agora edite seu arquivo functions.php para que o WordPress não carregue também.


Veja mais artigos sobre o WordPress