O SBSettings, ou SpringBoard Settings (configurações do springboard) é um programa bastante útil nos iDevices com jailbreak (iPhone, iPad e iPod Touch) que serve para acessar de forma rápida as principais opções do sistema. No iPhone por exemplo você pode com um gesto desligar o 3G ou Wifi, entrar no modo avião e até liberar memória desligando aplicativos ativos que não estão sendo utilizados.

Para instalar o SBSettings você só precisa ir no Cydia, aplicativo central do jailbreak.

Veja como fazer o jailbreak do iPhone 4 e iPad 1

Veja como Fazer o jailbreak do iPad 2 e iPhone 4S

E para utilizar o SBSettings, quando o iPhone estiver aberto basta deslizar o dedo no canto superior da tela da direita para esquerda, e você verá as opções instaladas do SBSettings.

As opções do SBSettings são configuráveis, isto é, você decide o que é importante aparecer, por exemplo, eu gosto de desativar o email push durante a noite, então coloquei este botão no meu SBSettings. Estes botões se chamam “Toggles” e podem ser configurados na opção “more” quando você abre o SBSettings. Aí você entra na opção “Set Window Toggles” para escolher quais opções você vai usar.

Com a introdução do novo centro de notificações no iOS 5, o SBSettings foi remodelado para se integrar e não ser mais uma janela aberta no sistema. O sistema de notificação do iOS 5 é mostrado quando você passa o dedo de cima para baixo na tela do iPhone.

Eu até hoje utilizava o SBSettings no modo antigo, funcionando em paralelo com o sistema de notificação mas hoje descobri como integra-lo.

Vá nas configurações do iPhone, “Ajustes” -> “Notificações”

Procure por SBSettings, entre nesta opção e ative “Central de notificações”.

Agora para o SBSettings parar de ser mostrado do modo antigo, você deve ir nas configurações dele e desativar algumas opções como você pode ver na figura abaixo.

Recomendo ainda para mostrar mais informações como o IP do wifi no SBSettings, ativar a opção “Info Row”.

Como vimos o SBSettings é um dos mais úteis aplicativos de qualquer iPhone e iPad com jailbreak. Com ele você pode acessar rapidamente funções básicas do aparelho como ligar ou desligar wifi, 3g, entrar no modo avião, e também muitas outras opções configuráveis chamadas Toggles. Se você não fez ainda o jailbreak no seu iPhone, veja como fazer nos links abaixo:

Veja como fazer o jailbreak do iPhone 4 e iPad 1

Veja como Fazer o jailbreak do iPad 2 e iPhone 4S