Geralmente eu não escrevo sobre listas mensais de aplicativos para iPhone ou iPad mas junho de 2012 teve lançamentos excelentes como por exemplo do navegador Google Chrome. Acredito que a lista abaixo contém aplicativos realmente úteis e que valem a instalação, além de serem totalmente grátis. Claro que devem existir outros lançamentos notáveis, se você tem algo a acrescentar basta deixar um comentário.

Para uma lista mais completa de aplicativos essenciais para iPad eu escrevi um artigo com o título 30 Melhores Aplicativos Essenciais Para o Novo iPad que acho uma leitura válida.

Este mês eu fiz jailbreak tanto no meu iPad quanto no iPhone e acho que vale a pena por causa das customizações só possíveis com o jailbreak. Além disso o último jailbreak é muito fácil de fazer e qualquer pessoa pode tentar sem riscos. Nunca pague para alguém fazer jailbreak para você pois todas as ferramentas são grátis e estão disponíveis na internet. Os guias de como fazer jailbreak estão neste site como por exemplo no artigo abaixo:

Como Fazer Jailbreak iPhone e iPad com o Abisthe 2.0

5 Melhores Apps do iPhone e iPad Junho 2012

1. Waze social GPS & traffic (Grátis)

O Waze é um aplicativo grátis para navegação no carro diferenciado. A sua maior novidade é a interação com outros usuários Waze para troca de informação sobre o trânsito. Você informa sobre um engarrafamento e recebe pontos, com isso o Waze vai gerando um mapa em tempo real do trânsito na sua cidade. Além de avisar sobre os engarrafamentos, ele avisa sobre os radares também. O Waze foca em trajetos, por exemplo Casa->Trabalho, Trabalho->Casa, já avisa o horário estimado da sua chegada contando com o trânsito do momento. Você precisa de um plano de dados para obter acesso a rede do Waze, mas quem tem um iPhone já deve contar com isso.

2. Podcasts (Grátis)

A Apple demorou mas lançou seu próprio aplicativo para escutar Podcasts. Agora você pode explorar os milhares de Podcasts sobre Arte, Economia, Comédia, Música, Notícias, Esportes, que estão na rede da Apple e assinar para escutar depois através deste aplicativo. Você pode escutar online ou baixar para escutar offline, pode com a função de timer agendar para que ele desligue sozinho. O aplicativo Podcasts ainda tem interação com o Twitter, Messages e Email. Todas suas assinaturas serão sincronizadas pelo iPhone, iPad e iPod Touch automaticamente.

3. Google Chrome (Grátis)

O navegador Google Chrome, cada vez mais popular entre usuários da internet, agora chega ao iOS para iPhone e iPad. O Chrome conta com a rápida ferramenta de pesquisa Google, as famosas abas independentes de navegação, a sincronia entre contas Google para favoritos e configurações. Você pode enviar páginas do computador para o iPhone, iPod e iPad com um só clique para baixar e ler depois aonde estiver mesmo que não tenha internet.

4. Google Drive (Grátis)

O Google Drive é um serviço para armazenar arquivos de documentos, fotos e vídeos na internet que oferece 5GB de espaço para a conta gratuita. O Google Drive pode ser acessado do PC ou do seu aparelho celular Android ou iPhone através deste aplicativo grátis. Documentos de texto criados no Word, planilhas do Excel ou PDFs também podem ser lidos através do Google Drive. Você tem a opção de baixar os documentos para poder ler sem conexão a internet quando quiser. Todos documentos podem ser abertos com outros aplicativos do iPhone ou iPad caso você assim deseje.

5. Quick Reply For Whatsup (Grátis)

O Quick Reply for Whatsup é um aplicativo grátis instalado apenas em iPhones com jailbreak, via loja Cydia. Para quem usa o aplicativos de mensagens Whatsup, este addon é uma mão na roda pois permite responder as mensagens diretamente na tela inicial do iPhone sem precisar destravar e ir ao aplicativo.

Se você não tiver jailbreak no seu iPhone ou iPad, leia o artigo abaixo:

Como Fazer Jailbreak iPhone e iPad com o Abisthe 2.0