O iTunes é o software oficial da Apple para gerenciar o iPhone, iPad e iPod Touch, porém ninguém gosta muito de usa-lo. A maioria das pessoas nunca sincronizou seus contatos com o computador ou sequer conectou seu iPhone para fazer backup.

Procurando uma maneira de acessar meus arquivos diretamente no meu iPhone, encontrei uma pérola grátis chamada i-FunBox.

O i-FunBox é um software completo para gerenciar os arquivos no iOS 5 do iPhone, iPad e iPod Touch de uma maneira fácil muito parecida com o Explorer do Windows. Com ele você pode enviar e copiar qualquer tipo de arquivo armazenado no aparelho, seja um documento, vídeo e até músicas.

Você pode instalar arquivos ipa diretamente pela interface do i-FunBox em aparelhos com jailbreak sem precisar do Installous (veja como instalar o Installous), ou então instalar aplicativos comprados pela App Store.

Veja como fazer jailbreak do seu iPhone, iPad ou iPod Touch

É possível fazer backup dos aplicativos comprados na App Store para arquivo do tipo ipa para fazer backup no seu computador.

O iPhone pode ser usado como um disco USB para transportar arquivos copiados do seu computador através do i-FunBox.

As músicas do iPhone, iPad ou iPod Touch podem ser gerenciadas e copiadas para o computador com os títulos corretos e também gerenciadas sem o iTunes.

Outra função interessante é poder instalar várias imagens de fundo diretamente no iPhone, você não tem que ficar copiando uma a uma e simplesmente selecionar todas e enviar para o aparelho.

O i-FunBox é um gerenciador completo para iPhone, iPad e iPod Touch que recomendo para qualquer usuário. Funciona em Mac OS X e também no Windows.

Baixe o i-FunBox Windows (grátis)

Baixar i-FunBox Mac OS X