Como Usar Cartão SD Como Memória no Android? Espaço de armazenamento nunca é demais em qualquer dispositivo móvel, afinal a gente sempre dá um jeito de usar tudo seja instalando aplicativos, jogos, colocando mais música e até filmes.

Para os usuários de dispositivos Android a partir da versão Marshmallow, é possível configurar o cartão SD como memória interna.

Até pouco tempo atrás o uso de cartões SD era apenas visto como memória portátil e não permanente ou interna, agora o Google criou recursos para administrar melhor esta situação.

Armazenamento Portátil e Interno no Android

No padrão anterior, todo cartão SD inserido no dispositivo Android era tratado como armazenamento portátil, do tipo que você pode tirar e colocar no aparelho sem ter qualquer problema. Agora existe uma maneira de colocar como armazenamento interno e não ter que ficar movendo os aplicativos quando seu espaço de armazenamento ficar cheio.

No modo de armazenamento interno, o Android adota o cartão SD para uso interno, associando novos aplicativos ao espaço disponível no cartão, liberando a memória padrão do dispositivo. Porém note que usando o cartão desta maneira, apenas o seu dispositivo Android vai conseguir ler ele. Nem adianta tentar usa-lo em outro dispositivo.

Enfim, você tem que pensar o que pretende antes de formatar seu cartão SD como armazenamento interno do Android. Na maioria dos casos, deixa-lo como armazenamento portátil resolve o problema de espaço.

Usando Cartão SD como Armazenamento Portátil

use_micro_sd_card_as_portable_storage_in_android_marshmallow_1_sd_card_notification

Ao inserir o cartão SD no dispositivo Android, você verá um aviso de configuração que pode escolher usar ele como portátil ou interno.

cartao-sd-portable-device-setting-02

Usando o cartão SD como armazenamento portátil você pode navegar pelo conteúdo do cartão na opção Ajustes -> Armazenamento & USB.

Usando Cartão SD como Armazenamento Interno no Android

cartao-sd-android-internal-storage

Ao inserir o cartão SD no dispositivo Android e escolher a opção de armazenamento interno, tenha em mente que todos os dados contidos no cartão serão apagados. Uma dica para usar o cartão SD neste modo é que ele seja um modelo rápido, de modo a evitar problemas de performance no seu dispositivo.

O Android ainda vai perguntar se você quer mover os aplicativos para o cartão SD e vai avisar o tanto de espaço de armazenamento economizado no dispositivo. Não se preocupe que você pode fazer esta migração posteriormente, nas opçãoes de ajustes -> Armazenamento & USB.

Formatando Como Armazenamento Portátil

No caso de você formatar o cartão como armazenamento interno, pode acontecer de você mudar de idéia depois. Não se preocupe pois você pode voltar atrás.

Nos ajustes do cartão (escolhendo opções em cima do nome do cartão SD) você verá opção de formatar como armazenamento interno e portátil.

Conclusões sobre uso de cartão SD no Android

É bom que o Google tenha criado recursos para usar melhor o cartão SD no Android, porém a opção de armazenamento interno ainda é apenas recomendável se o seu cartão SD é super rápido. Isso porque o armazenamento interno do dispositivo é bem veloz e se o seu cartão SD for mais devagar, o seu dispositivo vai funcionar na velocidade que for menor, diminuindo consideravelmente a performance. Portanto apenas use cartão SD como armazenamento interno se ele for de um modelo super rápido.