Você já se perguntou por que algumas vezes a sua internet na rede wifi fica tão lenta sem qualquer explicação?

Ao conectar o cabo diretamente no modem da operadora tudo funciona perfeitamente mas ao utilizar o roteador sem fio, os problemas aparecem, a navegação fica lenta, longe da velocidade que você paga.

Claro que isso pode ter diversas explicações, desde um roteador mal configurado, distância de onde você colocou o roteador na casa, etc. Porém vou falar aqui de uma situação específica que pode ser facilmente identificada.

Qualquer rede Wifi utiliza um canal de comunicação dentro da banda de 2.4 GHz. Escolher o canal apropriado para o seu caso é fácil e evita problemas de interferência como vamos ver a seguir.

Existem 3 tipos de problemas de interferência nas redes Wifi.

Interferência do mesmo canal.
Interferência do canal adjacente. (a pior interferência possível).
Interferência de outros dispositivos eletronicos que utilizam banda.

Não vou entrar em muitos detalhes técnicos de como funciona a rede Wifi porém a banda de 2.4Ghz tem uma largura de 20Mhz separadas por uma largura de 5Mhz cada. Por isso, apenas de espaço de separação temos 100Mhz gastos do total da banda, o que deixa 100Mhz para serem distribuidos por 11 canais, e alguns deles se sobrepõem.

Porém, alguns canais não se sobrepõem nunca, estes canais são os recomendados para você configurar sua rede. São os canais: 1, 6 e 11. De cara estes seriam os canais preferidos para sua escolha, porém, se todo mundo que for seu vizinho utilizar estes mesmos canais, você pode ter interferência do mesmo canal, por isso o melhor é sempre escolher um canal livre, de preferência entre 1, 6 e 11.

Você pode utilizar o mesmo canal, porém é melhor utilizar entre o 1, 6 e 11, escolher o que estiver livre ou com outra rede no mesmo canal mas com sinal mais fraco.

No sistema operacional Mac OS X, existe uma ferramenta boa que identifica o melhor canal a ser usado.

Usando a tecla option e clicando no símbolo do Wifi você abre a ferramenta “diagnóstico de rede sem fio”.

Depois que clicar, vá no menu “Janela”, opção “Analisar”.

Esta ferramenta já mostra o canal de rede ideal para redes de 2,4 e de 5 Ghz (ali no canto esquerdo inferior). Além disso você pode ver informações de todas as redes no alcance ao seu redor.

No Windows, você pode baixar o Acrylic Wifi, um programa com versão grátis que faz a análise das redes wifi.

Lembre-se, sempre usar os canais 1, 6 ou 11 com menos redes no mesmo canal, ou com redes no mesmo canal mas que tenham menos potência (roteadores que estão longe de você).

Com esta informação em mãos você deve então acessar a página de administração do seu roteador sem fios e alterar sua configuração para usar o canal ideal.

Desta forma você evita interferência e navega na internet com segurança e muito mais velocidade!