Você sabia que a velocidade de carga do seu site influencia a posição no ranking do Google? Se o seu site é lento, pesado, mal construído, outros sites mais rápidos aparecerão na sua frente quando alguém pesquisar um termo similar no Google.

Ou seja, se você vende sapatos e seu concorrente tem um site que carrega mais rápido que o seu, ele poderá aparecer na sua frente quando alguém fizer uma pesquisa por sapatos.

Essa é uma política imposta pela empresa Google para que toda web tenha uma prioridade em construir melhores sites. Lembra-se daqueles sites com músicas e diversas coisas em Flash? Ainda bem que isso terminou, ou pelo menos deveria não existir mais.

Testes de Velocidade Para Sites

Hoje em dia você deve “tunar” seu site para ambientes desktop e mobile. São dois ambientes diferentes que necessitam ajustes diferentes.

Eu escrevi dois tutorias Como Deixar Seu Site Mais Rapido (Parte 1) e Como Deixar Seu Site Mais Rapido (Parte 2). Esses tutoriais são pequenos passos para iniciar o aprendizado de como otimizar seu site e obter um bom posicionamento com o Google.

Para testar o desempenho do site existem algumas boas opções grátis que apresento a seguir:

Google PageSpeed Insights

Pingdom

GTMetrix

WP Engine

O WP Engine não faz resultados em tempo real mas envia para seu email por isso deve-se preencher um formulário com seus dados.

Conclusão

Existem boas maneiras de ver se o seu site tem problemas de performance, uma delas é o Google Pagespeed Insights (primeira opção da lista acima).

Após verificar os problemas você pode usar plugins de cache caso seu site seja WordPress tais como o Super Cache e o W3 Total Cache.

Ao nivel do servidor web, se for o apache ou Nginx, você pode utilizar plugins como o PageSpeed.