O coronavirus vem de uma grande família de vírus que causam doenças em animais e seres humanos.

Nos humanos, geralmente acontecem doenças respiratórias, desde uma simples gripe até mais graves como a MERS (Middle East Respiratory Syndrome) e a SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome).

O mais novo coronavirus causa a Covid-19, uma doença infeciosa que se originou em Wuhan na China em Dezembro de 2019.

Em 2020 Covid-19 afetou diversos países no mundo e virou uma pandemia global de larga escala.

Quais São os Sintomas da Covid-19?

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Cansaço.

Porém existem outros sintomas menos comuns que também afetam os infectados, tais como:

  • Dores no corpo.
  • Congestão nasal.
  • Dor de cabeça.
  • Conjuntivite.
  • Dor de garganta.
  • Diarreia.
  • Perda do paladar ou olfato.
  • Manchas no corpo, descoloração dos dedos das mãos ou pés.
coronavirus

Os sintomas começam geralmente fracos e vão aumentando. Algumas pessoas são infectadas porém não apresentam fortes sintomas.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar ir ao hospital fazer qualquer tratamento. Cada 1 de 5 pessoas que pega a Covid-19 se torna um paciente sério e desenvolve dificuldade de respirar.

Pessoas mais velhas e também com doenças pré-existentes como: pressão alta, problemas cardíacos ou nos pulmões, diabetes e cancer, tem alto risco de desenvolver a Covid-19 para um caso mais sério.

Contudo, qualquer um que pegue a Covid-19 pode desenvolver para o caso mais sério, pessoas de todas idades, que tenham desenvolvido problemas em respirar, febre e tosse seca, dores no peito, devem procurar ajuda médica imediatamente.

Problemas Psicológicos Relacionados a Covid-19

Os efeitos da pandemia da Covid-19 vão além dos efeitos do vírus. Pessoas ao ficarem confinadas em casa começam a sofrer de problemas psicológicos, que podem ainda aumentar o sofrimento e angústia, decorrendo em ainda piores consequências.

Dito isso, profissionais de saúde começaram a desenvolver terapias online para ajudar pessoas a suportarem os efeitos psicológicos durante a pandemia da Covid-19.

Por favor, leiam este artigo para maiores informações sobre terapias online: Coronavírus e Quarentena, Terapia Online pode Ajudar?

Quando devo Procurar um Médico caso eu tenha Covid-19?

Caso você tenha a Covid-19, deve ficar atento para os sintomas, se forem leves como uma tosse e pouca febre, geralmente não é necessário procurar ajuda médica. Fique em casa, se isole e monitore o desenvolvimento destes sintomas. Siga as diretrizes da autoridade de saúde da sua localidade.

Contudo, se você vive em uma área que exista malária ou dengue, é importante não ignorar os sintomas da febre. Procure ajuda médica, vá até o posto de saúde mais próximo usando uma máscara e mantenha distância social. Além disso, procure não encostar em superfícies com as mãos, e se tiver que encostar em algo, utilize álcool gel para fazer a limpeza das mãos posteriormente.

Caso você desenvolva dificuldade para respirar e dores no peito, procure imediatamente ajuda médica.

Como a Covid-19 se Espalha

Pessoas transmitem a Covid-19 para outras pessoas através de gotículas que saem quando falamos, respiramos, tossimos ou espirramos. Essas gotículas são geralmente pesadas, não viajam no ar por muito tempo e caem logo no chão. Por isso é importante o distanciamento social ser mantido.

As gotículas contudo podem cair e permanecer em superfícies por algum tempo, tal como mesas, maçanetas de portas, corrimão e outras superfícies de apoio.

Ao tocar as mãos nestas superfícies, pessoas se contaminam com o vírus da Covid-19. Por isso, além da distância de 1 metro das pessoas, é tão importante lavar as mãos ou utilizar álcool gel.

A Organização Mundial da Saúde está ajudando pesquisas de como a Covid-19 se espalha e em seu site vai realizar atualizações com as novidades a respeito.

Crianças e Adolescentes pegam Covid-19?

Sim. Pesquisas indicam que crianças e adolescentes pegam covid-19 tal como outras pessoas e também podem espalhar a doença.

Contudo, há evidência pelos dados coletados até hoje de que crianças e jovens estão menos suscetíveis a se contagiar pelo Covid-19 e desenvolver para casos mais sérios, ainda assim, casos mais sérios podem ocorrer.

Crianças devem seguir as mesmas recomendações dos adultos, mantendo distanciamento social, usando máscaras e lavando as mãos com frequência.

É importante ainda que crianças sejam mantidas distantes de pessoas mais velhas já que elas podem estar assintomáticas e fazer a transmissão do vírus da Covid-19 para a pessoa mais velha, que então pode evoluir para caso mais grave.