Não se sabe por qual motivo, mas no Windows 10 não existe opção para formatar discos USB maiores que 32GB no Windows 10 com o sistema FAT32.

Se você abrir a ferramenta padrão de formatar discos, quando seleciona a opção de FAT32, o sistema limita o tamanho a até 32GB. Como hoje temos pen drives maiores que 32Gb, com 64GB ou até 128GB, precisamos de uma opção para formatar em FAT32, o sistema de arquivo que é compatível entre vários sistemas operacionais.

format usb to FAT32

Sistema NTFS

O sistema de arquivos NTFS funciona com todas as versões do Windows mas em computadores da Apple com o MacOS, ficam apenas para leitura, não permitindo gravação de dados.

Sistema FAT32

O sistema de arquivos FAT32 funciona em todas versões do Windows, no MacOS OSX, e no Linux. A maioria dos pen drives USB saem de fábrica formatados neste padrão. Nos video games, como o PS4, o sistema de arquivos padrão é o FAT32.

Uma limitação do sistema FAT32 é que um arquivo individual não pode ser maior que 4GB, e uma partição pode ter no máximo 8TB. O que atende a maioria dos casos do dia-a-dia.

Sistema exFAT

O sistema exFAT é o ideal para pen drives USB e outros discos externos. É compatível com Windows e também Mac OSX e MacOS. Não tem nenhum limite de tamanho de dados. A desvantagem é que por ser um sistema mais novo, pode não funcionar em qualquer dispositivo.

Como Formatar USB FAT32 no Windows 10

Leia também: Como Recuperar Senha do Windows 10

Como a ferramenta de formatação do Windows não permite partição maior que 32GB no sistema FAT32, o jeito é baixar da internet algum programa que nos ajude a fazer isso.

Existem duas opções disponíveis grátis:

1. EaseUS Partition Master

O EaseUS Partition Master é um programa tudo em um dedicado a gerenciar partições, seja de discos internos ou USB, cartões SD, memory sticks. Ele consegue formatar o drive com o sistema FAT32 no Windows 10/8.1/8/7/XP e Vista.

Format Hard Drive Partition - Step 1

Baixar EaseUS Partition Manager

Clique aqui para baixar o EaseUS partition Manager e conseguir formatar discos FAT32 no Windows 10

2. FAT32 Format

Outra opção mais simples porém funcional e grátis é o FAT32 format. Este simples programa permite que você faça a formatação de pen drives e discos externos USB no sistema FAT32 sem limitação de tamanho.

fat32 format

FAT32 Format

Clique aqui para baixar o programa FAT32 Format