Artigos do Blog WordPress no Facebook via API

By | maio 31, 2010

O Facebook cresce a cada dia no número de usuários se tornando a rede social mais popular da internet. Aproveitar deste público imenso de consumidores e clientes pode ser muito lucrativo e eficaz para sua campanha na internet, seja de um site ou de um produto qualquer.

Falei aqui sobre como colocar um botão de curtir do Facebook no seu site, mas agora vou um pouco além mostrando como integrar seu blog/site usando WordPress a um aplicativo do Facebook criado por você.

Like Box - Desenvolvedores do Facebook

Objetivo:

Colocar seus artigos do WordPress de forma automática num aplicativo do Facebook onde seus amigos e desconhecidos podem curtir, comentar, compartilhar e adicionar a seus favoritos.

O que você precisa?

1. Criar um aplicativo do Facebook.
2. Baixar e instalar o plugin Wordbook no seu WordPress.

Criar Aplicativo Facebook Com Artigos do WordPress

1. Crie seu aplicativo no Facebook clicando aqui. Escolha um nome que defina bem que é seu produto e que é um aplicativo do Facebook, concorde com os termos e prossiga.

Facebook Edit application1

2. Agora digite o nome do aplicativo, uma descrição e escolha um ícone e seu idioma. Nesta página estão 3 informações essenciais que você deve anotar:

Facebook-edit application auth.jpg

3. Na parte de autenticação digite o endereço do seu site do WordPress, note que este procedimento só funciona com instalações próprias do WordPress, não funciona com o wordpress.com.

Facebook - Editar application canvas

4. Em “Canvas” outro dado bem importante que é o nome do permalink (URL) da aplicação. Você deve preencher “Canvas Page URL” e também “Canvas Callback URL”. Outras configurações podem ser alteradas posteriormente e servem mais pra visualização não sendo essenciais no momento.

Dentro do WordPress

5. Parte do Facebook finalizada. Agora é a vez de instalar o Wordbook no seu WordPress e finalizar as configurações. Na administração do seu WordPress vá na opção WPBook. Digite a “Application API Key”, “Facebook Application’s Secret” e a “Canvas page” que você anotou no PASSO 2.

WPBook facebook wordpress

6. Nesta mesma página eu marquei: “Allow comments inside Facebook”, “Require Comment Authors E-mail Address”, “Publish new posts to the Wall of Facebook Fan Pages…”, “Show Invite Friends Link”, “Enable Facebook users to add your app to their profile”, “Enable “Share This Post” (within Facebook)”.

7. Por fim, autorize a publicação automática dos artigos no seu aplicativo do Facebook via o Wordbook clicando no link: “click here to grant WPBook the permission to publish to your stream”.

Testando o Aplicativo do Facebook

Acesse a página do seu aplicativo do Facebook através do link “Canvas” para testar o resultado. Por exemplo, a nossa página de aplicativo é:

https://apps.facebook.com/gussosbrasil/

Seu aplicativo do Facebook está pronto! Você ainda pode customizar mais os detalhes acrescentando descrições e outras informações importantes para promover o aplicativo.

Criar Widget Box de Curtir Para Aplicativo do Facebook

O botão de curtir é ótimo para deixar que seus assinantes e leitores possam compartilhar seus artigos ou página. Para configurar sua caixa de curtir do aplicativo acesse a página de criação do Facebook.

Coloque o App ID (identidade do aplicativo na caixa “Facebook Page ID”. Altere as outras configurações de visualização conforme desejado e clique em “Get code” para obter o código para ser inserido do seu site.

O exemplo acima mostra a caixa atual de curtir o aplicativo Gus SOS Brasil.

Conclusões Sobre Integração Facebook WordPress

Integrar o WordPress com a maior rede social do planeta não custa nada e pode trazer vários benefícios de promoção ao seu site. Percebi que o Facebook ainda está construindo toda esta infra-estrutura e algumas páginas são difíceis de encontrar, mas acho que com a ajuda deste tutorial é possível fazer todo o processo sem problemas.

Leia também: Como apagar para sempre seu perfil do Facebook.

Leia mais artigos sobre o Facebook

  • Como descobrir meu facebook ID ?

    • Ola Alexandre,
      não lembro como eu fiz para ver, mas
      acho que da pra ver indo no seu album de fotos, olhe a url (endereco do navegador) tem um id=(numero de ID)

      obrigado por acessar o blog.

  • Belo conteúdo chapa!

    • Gus

      obrigado, espero que seja de bom uso!

      2011/2/7 Disqus

  • Belo conteúdo chapa!

  • Luiz

    Parabens, bom tutorial.
    Só uma coisa, no link que seria para o plugin wordbook aparece a pagina do plugin wpbook…, qual dos dois o tutorial fala? Ou melhor, qual a diferença entre esses dois plugins…?

    • Gus

      ta certo, pode baixar e instalar…

  • luiz fernando souza lima

    puxa, tinha conseguido instalar antes, dai atualizai meu wordpress e não consigo mais…., e ainda por cima os dados (app id, secret e perfil) ficaram fixo no plugin…, testei desinstalar tanto o plugin quanto o aplicativo e qdo vou reinstalar o plugin fica com os dados anteriores, e fixos, (não adianta inserir outro app id e salvar, ele volta o app id anterior. Alguem sabe como fazer para refazer o procedimento e instalar td de novo, do zero.
    Obrigado