O Bitcoin chegou a 60 mil dólares e o mundo das criptomoedas nunca esteve tão em alta como nestes primeiros meses de 2021. Veremos neste artigo como usar Bots Para Negociar Criptomoedas de forma automática gerando renda passiva para você.

Leia a séria de artigos

Acompanhe todos os detalhes envolvidos na construção dos bots, especificações, valor investido, dicas, etc.

O Bitcoin já foi declarado morto e também chamado de esquema de pirâmide por diversas vezes nos seus 10 anos de vida. Classificado de ativos sem lastro, sem valor intrínseco, que nunca seria substituto do ouro.

Porém agora em 2021, quem diria, atingiu o valor recorde é comprado por grandes instituições como a Microstrategy e Tesla.

Ainda, o interesse por moedas virtuais cada vez cresce mais neste ambiente de pandemia de gastança governamental sem freios, afinal as Criptomoedas não sofrem do efeito de inflação, a maioria delas tem deflação, o que as faz cada vez mais valiosas em relação as moedas nacionais.

Pensando na alta volatilidade das criptomoedas, e nas baixas taxas de corretagens das corretoras, empresas criaram maneiras de se usar robos automatizados para negociar. É possível criar robôs, ou como chamamos “bots” que compram e vendem criptomoedas diariamente, de forma mecânica, sem sentimentos ou dramas, realizando uma fonte de renda muito interessante.

Farei alguns artigos sobre esse assunto a partir de agora, assim quem tiver o interesse de iniciar os seus bots de negociação, ou “trading bots” pode ter acesso a experiência que eu ja tive.

Bots Para Negociar Criptomoedas Automaticamente

Vamos bem do início, explicarei quais tipos de bots existem e aonde eu recomendo gerenciar os seus bots.

Atualmente a plataforma que eu uso e recomendo fortemente para operar meus bots é a 3commas.

Utilizando o meu link de referência você obtém desconto de mais de 100 dólares na assinatura anual que custaria quase $594 dólares (por ano).

Link de desconto para Bots da 3Commas

Você também precisará abrir uma conta na corretora Binance para começar o projeto dos bots.

Link de desconto para abrir conta na Binance

Leia também: É seguro investir em criptomoedas?

Conectando a 3commas a Binance

Para que os bots da 3commas operem com sua conta da Binance você deve criar chaves API na sua conta Binance, atenção, chaves apenas de leitura de dados, para sua própria segurança.

Isso pode parecer complicado mas é fácil.

Na sua conta Binance vá até Gestão de API e crie uma nova chave de acesso.

Você terá a chave API e a frase de segurança. Copie os dois valores para levar até a configuração da 3commas.

Por que eu escolhi o serviço da 3commas?

Bots Para Negociar Criptomoedas

Porque a 3commas oferece múltiplos tipos de bots, com diversas opções de configurações, é compatível com as principais corretoras como Binance, FTX, entre outras.

Além do gerenciamento dos bots, você tem um recurso chamado “Smart Trade”, onde pode criar uma ordem de venda programada em múltiplos pontos de realização de lucro (take profit).

Outro tipo de bot que não uso mas existe na 3commas é o de Options (opções) que opera na Binance.

Além da plataforma ser toda em nuvem, existe o App para Android e iOS para visualizar e gerenciar o funcionamento dos bots.

A 3commas oferece um plano grátis onde você pode rodar um bot do tipo simples. E se você tem medo de sair usando o bot com dinheiro de verdade, não se preocupe, use o modo “paper trade”, que opera com dinheiro fictíceo, muito bom para testar estratégias.

Abra a sua conta grátis na 3commas para seguir com o restante do guia, é grátis.

Quais Tipos de Bots de Criptomoedas Existem?

Os principais tipos de bots para negociar criptomoeadas hoje são o DCA e GRID.

  • DCA Bot. O bot DCA é do tipo que compra e vende moedas de acordo com parametros de percentual de lucro. Ele deve ter um sinal inicial para iniciar e então a partir dai realiza mais outras compras ( o número é definido por você) para finalizar quando se chega ao percentual de lucro de objetivo. DCA significa “Dollar Cost Averaging”, o que de forma resumida é realizar algumas compras ao invés de uma só, direcionando o preço medio para realizar a margem de lucro.

O Bot DCA tem dois modos básicos de funcionamento, o modo “long” para comprar apostando que o preço da moeda vai subir e o modo “short” que é o oposto, trabalhando em mercados onde o preço tende a cair.

Aqui o que chamamos de modo “long” deve ser utilizado durante “bull markets”, ou mercados de alta de longo prazo. E o mesmo é aplicado ao modo “short” em “bear markets”.

Dentro do mercado bull, claro que temos quedas, e as vezes até de 20-30%. E ai que os bots do tipo DCA são excelentes para fazer ainda mais dinheiro.

Parâmetros Básicos do Bot DCA da 3commas

Qualquer bot quando ativo, só realiza uma compra quando um sinal é enviado para ele.

Este sinal pode ser algum indicador de análise técnica como um RSI baixo, ou até mesmo de sinais que você pode comprar no marketplace da 3commas. Por exemplo, uma fonte sinais de compra que recomendo é o TOP 10 do Mooning Papa.

Porém se você não quiser pagar nada, dê uma olhada no marketplace da 3commas que existem sinais grátis. Claro que são menos sinais diários de compra, mas dá para sentir como a coisa funciona.

Vamos aos parâmetros básicos de configuração do bot DCA:

  • Moeda e o mercado que será aplicado. (Na 3commas você pode incluir várias moedas no mesmo bot criando um bot do tipo “composto”)
  • Tamanho da ordem base ( Por exemplo 100 dólares)
  • Percentual de lucro ( Por exemplo, 3%)
  • Modo de Acionamento Inicial do Bot. Pode ser um sinal comprado no marketplace, pode ser a toda hora (bot abre assim que terminar a negociação com lucro), pode ser sinal do TradingView, QFL, RSI, etc.
  • Tamanho da ordem de segurança ( Por exemplo, 100 dólares)
  • Quantidade de ordens de segurança (Por exemplo, 2 ou 3). O preço caindo, o bot executa as ordens de segurança quando chegar ao percentual de queda estabelecido.
  • Percentual de queda para abrir a ordem de segurança. (Por exemplo, 2,5%)
  • Escala de volume a ser aplicada na ordem de segurança. Se for por exemplo, 2, a sua segunda ordem de segurança será o dobro do valor da primeira, e assim em diante.
  • Escala de porcentagem a ser aplicada nas ordens de segurança. (Por exemplo “1,2” vai multiplicar o intervalo de percentual de queda para distanciar ainda mais do preço original de compra).

Ainda vou fazer um artigo ou vídeo mostrando o passo a passo de como se criar este bot DCA.

Um exemplo prático: Nosso Bot DCA compra ETH utilizando USDT (dólar tether).

A primeira compra é feita em um timing ruim, imagine que compramos 1 ETH a 1800 dólares.

O mercado então cai, o preço desaba para 1600 dólares. O nosso bot tem em sua programação que se ele detectar uma queda de mais que 10% ele faz uma compra de 2 vezes o valor inicial.

O bot então realiza uma “safety trade”, ou negociação de segurança, comprando 2 ETH a 1600 USDT.

Agora nosso preço medio de compra não é mais 1800 USDT.

Quando o ETH subir novamente, e alcança o valor de 1700, nosso bot realiza o processo de venda de todo o montante, realizando o lucro pretendido.

Grid Bots da 3commas

Os grids bots são muito bons para negociar em mercados onde o preço flutua dentro de uma janela de tempo com mais ou menos um preço mínimo e máximo.

Por exemplo, imagine o mercado de real contra dólar. Fora de tempos com crises mundiais ou locais, essa relação Dólar x Real se mantém bastante estável dentro de uma faixa de preço.

O Grid Bot estabelace a máxima e mínima de preços de um período de tempo e dentro daquela faixa, estabelece diversos níveis horizontais de preço para compra e venda.

Por exemplo, poderíamos dividir em 10 faixas, tendo 5 de compra assim que o preço baixar e mais 5 de venda, quando o preço subir.

Ou podemos ter 7 faixas de compra e 3 de venda, como na imagem abaixo.

No sistema de grid bots da 3commas, o modo de Inteligência Artificial já faz essa divisão para você, porém se você acredita que tem uma opção melhor pode usar a estratégia manual, definindo o preço mínimo, máximo e a quantidade de faixas de preços.

O Grid bot depois de criado fica comprando e vendendo a moeda conforme a oscilação. Claro que se houver uma subida de preço acima da faixa superior do seu grid, o bot para de operar até o preço voltar.

Da mesma forma, se o preço cair você ficará “comprado” na moeda principal do bot.

Por isso, escolha sempre moedas que se o preço cair, você pode ficar com elas até o preço se recuperar.

Conclusões Sobre Bots da 3commas

Operar bots de compra e venda de criptomoedas pode ser uma excelente fonte de renda extra, além de um bom investimento.

A 3commas é uma das maiores empresas do mundo e oferece um excelente serviço de gerenciamento de bots, com recursos avançados para operar bots DCA, modo Grid e também de Opções.

Além do serviço de bots, um interessante recurso é do Smart Trade onde você pode realizar uma operação de venda em múltiplos pontos de realização de lucros.

Em breve farei mais artigos sobre bots, mostrando dicas de como opera-los da melhor maneira possível para se obter o maior lucro.

Não se esqueça, abra sua conta grátis na 3commas para começar a aprender a operar os bots.

Utilizando o link acima você terá um desconto na assinatura anual.

Leia a séria de artigos

Acompanhe todos os detalhes envolvidos na construção dos bots, especificações, valor investido, dicas, etc.