Este artigo é parte de uma série sobre bots de negociação de criptomoedas. Os bots para negociar criptomoedas automaticamente são uma excelente ferramenta para gerar renda passiva.

Após o primeiro artigo que escrevi sobre bots para negociar criptomoedas ter uma boa recepção, resolvi continuar com mais detalhes sobre este assunto.

Muita gente acredita que investir em cripto é a chave para ficar rico porém esquece de estudar o básico para evitar perder dinheiro, e geralmente é o que acaba acontecendo com 90% das pessoas.

Para poder focar em uma plataforma que eu uso e entendo como funciona, todos os exemplos aqui serão mostrados na 3commas que é o serviço de bots que eu utilizo e recomendo.

A 3commas oferece um bot no modo grátis e também um teste de alguns dias no modo profissional.

Para aprender eu até recomendo usar o modo grátis porém você só vai ganhar dinheiro mesmo no modo pago, profissional.

Usando meu código de acesso no 3commas você obtém um grande desconto, eu recomendo comprar o plano anual, e acredite se você fizer tudo certinho ele se paga em pouco tempo (depende de quanto você investir é claro).

Ler artigo parte 1

Bots Para Negociar Criptomoedas , bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) Automaticamente

Quanto dinheiro preciso para criar um bot que opera Bitcoin?

Para calcular quanto dinheiro você precisa em um bot DCA, você deve entender como esse tipo de bot funciona.

O bot DCA realiza um número determinado de compras caso o preço da primeira compra caia.

Você determina qual o percentual de queda para a compra da primeira ordem de segurança e também pode definir se a ordem de segurança terá um multiplicador em relação a primeira ordem.

Veja a tabela a seguir como exemplo, vamos criar um bot usando 500 dólares.

Esse bot pode abrir até duas negociações diferentes, poderia por exemplo, ser uma em BTC-USDT e outra em ETH-USDT.

Utilizando 2 ordens de segurança, calculamos o valor que deve ser usado como reserva, que fica em 130 dólares. Este dinheiro será usado nas ordens de segurança caso o preço caia.

Obs. O valor recomendado para ordens de reserva é de 30% do valor investido.

Outa recomendação, por experiência, é que as ordens de segurança sempre aumentem o valor comprado, isso para que seu preço médio de compra fique mais próximo do preço após a queda.

No exemplo abaixo as ordens de segurança tem um multiplicador de volume de 2x.

Para calcular o valor da Ordem Inicial, dividimos o valor por negociação, 185 por 7, isso porque temos 1 ordem inicial, valor de X, mais 2 de segurança. A primeira ordem de segurança tem 2x e a segunda 4x, logo temos a equação (X + 2X +4X) = Valor dedicado as negociações (370), X=370/7 = 26,43.

Ou seja, o bot investe 26,43 USDT na moeda.

Se você determinar que o lucro do bot deve ser 2%, ele vai ganhar 2% x 26,43 = 0,5286.

É pouco, sim, o ideal é que a moeda caia, mais ordens de segurança sejam efetivadas aumentando o valor do investimento.

Se todas as ordens de segurança forem efetivadas, o volume total de investimento será de 370 USDT e caso a moeda suba 2% após a queda, seu ganho será de 7,4 USDT.

Por isso, é interessante que o preço caia, e isso em criptomoedas é bem normal.

Usando o valor de Reserva

Note que na planilha temos um valor de reserva de 130 dólares, para que serve?

Vamos supor que a primeira ordem de compra do bot comprou BTC a 60000 USDT. O preço depois disso caiu 10% executando todas suas 2 ordens de segurança.

O valor de serva serve para você criar uma ordem manual de compra de emergência (usar o botão de adicionar fundos no painel de “minhas transações” na 3commas) para jogar seu preço médio para baixo e quando a moeda subir um pouco você fechar a negociação.

Quando usar o valor de Reserva?

Você só vai usar o valor de reserva caso todas suas ordens de emergência planejadas forem executadas!

Para usar o valor de reserva você deve fazer uma análise do gráfico da moeda para encontrar pontos de suporte em altos time frames, 4H, diário ou semanal.

Abra o TradingView e escolha time frame diário, encontre pontos horizontais com múltiplos toques aonde parece que o preço tem suporte ou uma resistência (quando sobe bate e cai).

Bots Para Negociar Criptomoedas Automaticamente (Bitcoin, ETH, etc)

Voltando ao painel de negociações do seu bot, clique em “adicionar fundos”.

Coloque o preço de compra perto do suporte inferior ao preço atual que está a moeda.

obs: Use o tipo de ordem limite.

Escolha a quantidade de fundos que deseja usar da sua reserva, clique em salvar.

Caso o preço desça até o suporte você fara uma compra e regulará seu preço médio para baixo.

O preço da moeda batendo no suporte pela primeira vez deve ter uma provável subida, onde você deve com alguma sorte fechar a sua negociação.

Claro que o risco em criptomoedas é alto e isso tudo tem um fundo teórico que não garante 100% de nada.

Baixando a Planilha de Calculo de Fundos para Bots

Estou disponibilizando esta planilha no Google Drive para quem quiser usar, basta acessar o link, fazer uma cópia da planilha para o seu próprio drive e editar os valores.

Essa planilha trabalha com 2 ordens de segurança e se você quiser usar mais ordens, basta pegar o modo de cálculo e ajustar.

Baixar planilha de cálculo de fundos para bots 3commas

Conclusão sobre Bots de Negociação de Criptomoedas – Parte 2

Neste artigo falei rapidamente de como ajustar os valores para serem usados nos bots. Nos bots DCA, a parte mais importante é o fundo de reserva, onde você consegue ter fôlego para aguentar as quedas dos valores das criptomoedas, e completar as negociações.

Uma observação importante é que esse lance do fundo de reserva pode ser aplicado em qualquer investimento. Se você compra uma ação e o preço dela cai, você guardando um dinheiro de reserva, você consegue realizar uma nova compra para que seu preço médio fique mais baixo e você possa se recuperar do investimento.

Se Inscrever no 3commas e FTX

Eu recomendo fortemente usar o 3commas, não só para gerenciar bots mas o serviço oferece também outros tipos de gerenciamento de negociações (painel de smart trading, grid bots) que facilitam muito o seu trading.

Use meu link para se cadastrar no 3commas e faça um teste grátis para operar seu primeiro bot.

O 3commas tem uma licença grátis sem qualquer compromisso, e tenho certeza que você vai querer assinar, o link vai dar um bom desconto na assinatura (que eu recomendo ser anual).

Recentemente (meados de 2021) a 3commas fez uma parceria com a exchange FTX aonde as negociações não tem taxas, por isso recomendo fortemente que você abra uma conta na FTX.

Use meu link que também vai te dar desconto nas taxas em negociações realizadas dentro da FTX sem a 3commas.

Link para cadastro com desconto na exchange FTX

Leia a primeira parte deste artigo