Este artigo é parte de uma série sobre bots de negociação de criptomoedas. Os bots para negociar criptomoedas automaticamente são uma excelente ferramenta para gerar renda passiva.

Após o primeiro artigo que escrevi sobre bots para negociar criptomoedas ter uma boa recepção, resolvi continuar com mais detalhes sobre este assunto. Muita gente acredita que investir em cripto é a chave para ficar rico porém esquece de estudar o básico para evitar perder dinheiro, e geralmente é o que acaba acontecendo com 90% das pessoas.

Para poder focar em uma plataforma que eu uso e entendo como funciona, todos os exemplos aqui serão mostrados na 3commas que é o serviço de bots que eu utilizo e recomendo.

A 3commas oferece um bot no modo grátis e também um teste de alguns dias no modo profissional. Para aprender eu até recomendo usar o modo grátis porém você só vai ganhar dinheiro mesmo no modo pago, profissional.

Bots Para Negociar Criptomoedas Automaticamente
Resumo de Tópicos do Artigo 1 sobre Bots Para Negociar Criptomoedas Automaticamente

Introdução

Por que você deve usar bots para negociar criptomoedas? Porque estes bots podem trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem se cansar, aproveitando oportunidades que surgem no meio da madrugada ou em algum horário que você possa estar longe do computador.

O mais importante é que bots de negociação não sofrem de cognição, ou seja, não envolvem emoções quando estão negociando. Para eles basta seguir a estratégia, o plano de execução, de modo fiel a sua concepção.

Seres humanos não são computadores e não conseguem processar determinadas informações de modo analítico. Quando isso envolve dinheiro principalmente, as emoções podem turvar os pensamentos e fazer com que você não siga um plano. Vamos a um exemplo prático.

Plano de Negociação (Trading)

Imagine que você compre 1 bitcoin a 60 mil dólares. Uma hora depois o preço cai para 57 mil, uma perda de 3 mil dólares. Uma pessoa que não tem um plano de negociação pré-estabelecido, com medo da queda ser ainda maior, pode entrar em pânico e vender tudo para não perder mais. Um dia depois o bitcoin sobe para 65 mil e mostra que aquele medo inicial atrapalhou sua realização de lucros.

Quando temos um plano de negociação pronto, ele requer um ponto de entrada, um plano de saída para lucros e para perdas. No jargão de trading isso quer dizer que temos que estabelecer previamente:

  1. Estratégia inicial para sinalizar a compra. Por que você vai comprar aquele ativo?
  2. Quantidade de dinheiro que vamos investir. Deve ser no máximo 3% do que você tem.
  3. Que preço vamos comprar. Deve ser no máximo X e no mínimo Y.
  4. Qual preço deve ser atingido para o lucro (pode ter mais de um). O “take profit”.
  5. Qual preço deve ser atingido abaixo para que a negociação seja invalidada. Famoso “stop loss”.

Sem estes pontos estabelecidos, uma negociação de compra e venda pode ser apenas uma loteria. Pode até ser bem sucedido mas não consegue ser repetido de forma bem sucedida.

Os bots de negociação requerem que todas estas etapas sejam previamente estabelecidas para começarem a trabalhar. Por isso que eles têm alguma vantagem, eles forçam você a ter um plano mesmo que de forma inconsciente, e executam o plano de forma fiel, a não ser que você impeça.

Requisitos Básicos

O que precisamos para poder colocar os bots para funcionar?

  1. Conta ativa na Binance. (atualização – crie a conta na FTX que todas as trades serão grátis usando a 3commas)
  2. Conta ativa na 3commas. Usando o meu link você tem desconto nas assinaturas!
  3. Criar a chave API de acesso na Binance ou da FTX.
  4. No gestor da 3commas usar esta API para conectar os bots a Binance para realizar as negociações.
  5. Determinar quais moedas serão compradas (Importante!).
  6. Determinar a estratégia de início de negociação:
    1. Pode ser sempre comprar.
    2. Pode ser um sinal do marketplace da 3commas.
    3. Pode ser sinal do TradingView.
    4. Pode ser sinal customizado do TradingView.
  7. Determinar a quantidade de dinheiro que vai usar.
  8. No caso de bots DCA, vai usar stop loss ou não? (Eu particularmente não uso)

Mindset

Pode parecer besteira mas um dos aspectos mais difíceis de aprender é ter o mindset correto para negociar criptomoedas, mesmo que usando bots.

As criptomoedas são ativos com uma volatilidade incrível, podem subir e descer facilmente grandes porcentagens no mesmo dia, por isso, é super importante controlar suas emoções quando se coloca dinheiro nelas.

Geralmente no “bull run”, os bots trabalham sempre no positivo e você vê os lucros caindo na sua conta, o que é ótimo, mas as vezes alguma negociação pode não ser tão fácil.

Imagine que uma moeda é comprada e logo em seguida ela cai 10% do seu valor, dias podem se passar com aquele bot parado no vermelho, (mais um motivo para rodar vários bots com valores pequenos), e você começa a ficar incomodado achando que nunca mais vai recuperar aquele dinheiro.

Lembre-se que, quando um bot compra uma moeda você é dono daquele ativo, por isso a importância de escolher bons projetos que têm futuro a longo prazo. Comprando boas criptomoedas você está investindo no futuro delas caso no curto-médio prazo elas caírem e você ficar no vermelho.

Quando eu comecei com os bots, eu enfrentei na primeira semana uma queda forte do bitcoin e um bot estava com um prejuízo grande, cerca de uns 150 dólares. Como os mercados estavam ainda em queda as vezes aquele prejuízo chegava a ser maior, as vezes menor, quase ficando no azul e depois voltava ao vermelho.

Passaram mais de 2 semanas e eu apertei o botão de fechar a negociação, perdendo cerca de 100 dólares. Uma semana depois o mercado subiu e eu teria ganho um bom dinheiro se não tivesse feito aquilo.

Por isso, o maior conselho que posso dar, além de se planejar é, ter paciência para a execução do plano. O mercado de criptomoedas é volátil suficiente para virar o jogo a qualquer momento, e para quem acredita como nós, o futuro será do Bitcoin.

No próximo artigo vou falar do que esperar de lucros e do trabalho envolvido na gestão dos bots.

Crie sua conta na Binance

Crie sua conta na FTX (negociação grátis na 3commas)

Crie sua conta com desconto na 3commas (a assinatura é opcional e tem modo grátis para experimentar)

Leia a Parte 2 desta Série de Artigos

Clique aqui para ler a parte 2