Images 2007 05 20 Image2829724G
O assunto sobre o projeto OLPC (One Laptop Per Child – “um laptop por criança”), que o Lula veio à publico dizer que iria dar um notebook pra cada criança, veio à tona essa semana novamente para causar polêmica.

Numa entrevista para a CBS News com o criador, o professor do MIT Nicholas Negroponte, disse não estar contente com o andamento do projeto. Isso porque a Intel veio para criar o Classmate, um pc mais real do que o computador de Barbie do Negroponte, e agora lhe faz concorrência. Negroponte afirma que a Intel está no projeto pelo dinheiro e não aceita sua criação, que ainda não saiu realmente do protótipo, ser chamado de computador de brinquedo.

Eu já disse aqui o que penso do OLPC do Negroponte. É aquela velha história bonita pra boi dormir, afinal quem seria contra dar um computador pra todo mundo?? Eu também quero um!! Contudo, vá olhar a tal maquininha pra ver se aquilo tem uso real. E Negroponte vai mais longe ao dizer que tais máquinas substituiriam as escolas. Isso porque ele fez um piloto na �?frica onde colocou tais aparelhos num lugar no meio de uma vila que não tinha luz, água e esgoto. O computador atraía as pessoas para a escola. Lógico, você imagina que num lugar que não tem nem energia elétrica e de repente aparece um lugar que tem computador com acesso à internet. Todo mundo vai pra lá. Daí dizer que isso substitui professores e escolas existe uma distância enorme, no meu ponto de vista.

A entrevista é interessante, o entrevistador faz perguntas pertinentes, afinal qual o risco da concorrência. Se o tal laptop é bom, que venha a concorrência, não? Mas não é o que pensa Negroponte. Ele quer ser pai solteiro e isso torna, ao meu ver, o projeto menos ainda interessante pro lado dele. Quando a pessoa quer ser maior que a criação eu já desconfio.

O artigo é em inglês mas dá pra traduzir o artigo com o Google.

Artigo da CBS sobre OLPC traduzido.