computer maintenance guy toolsSeu computador está lento, demora para iniciar, e depois mais ainda para abrir o Internet Explorer, MSN, Word ou qualquer outras coisa que vá usar? A primeira coisa que você pensa é que está na hora de comprar um computador novo. Talvez até seja o caso, mas acredito que na maioria das vezes basta realizar algumas rotinas de manutenção simples que podem deixar seu Windows sem problema de desempenho.

Eu mesmo passei pela experiência de quase jogar um computador fora até resolver instalar o Windows 7 64 bits (falo sobre isso no fim deste artigo), e nem acreditar de como ele ficou tão rápido que parecia um novo. Por isso basta dar uma olhada na lista abaixo e fazer a “faxina” como você faz na sua casa. Além de melhor desempenho você ainda terá mais segurança para seus documentos, fotos, músicas e vídeos.

Limpar Espaço no Disco

O seu computador armazena os arquivos numa memória que se chama disco rígido (hard disk). Diferente da memória RAM que apaga toda vez que inicializa o computador, o disco rígido mantém os dados como se fosse um grande depósito de coisas. Imagine um quarto cheio de livros até o teto, como você vai pegar um livro no fim do quarto se está tudo cheio e você não consegue chegar até ele? Vai demorar mais. O que eu quero dizer aqui é que se você não deixar um espaço vazio, qualquer acesso neste espaço tomará mais tempo do que o necessário, por isso, remova tudo que for desnecessário do seu computador.

O que você pode remover?

1. Programas que não usa mais. Vá no Painel de Controle -> Programas -> Desinstalar um programa.

2. Arquivos compactados com zip. Geralmente programas que você baixou para instalar. Procure na pasta de “Downloads”.

3. Fazer backup de documentos antigos e outros arquivos que não utiliza frequentemente. Grave num CD ou DVD.

4. Arquivos temporários. O programa CCleaner ajuda a remove-los e é grátis.