Apagar Arquivos Bloqueados (Locked) em Uso No Windows

By | março 2, 2009

Já passou pela situação que precisa apagar um arquivo e o Windows diz que ele está em uso não permitindo que você libere espaço? Pois não é tão incomum isso acontecer. Você recebe mensagens como: Violação de compartilhamento, o arquivo de origem ou destino pode estar sendo utilizado, impossível apagar [arquivo]: está sendo utilizado por outra pessoa ou programa. Então tenta fechar todos os programas e mesmo assim continua recebendo a mensagem. O que fazer?

cannot-delete-folder

Muitas vezes não é um programa que está bloqueando o arquivo mas sim um processo que não é visível pois é executado em pano de fundo (background). Neste caso é necessário ajuda de um programa como o OpenedFilesView que mostra os processos abertos e os arquivos que estão sendo utilizados.

openedfilesview

O OpenedFilesView é um programa que ocupa um espaço mínimo no seu computador, não instala nenhuma DLL e pode ser muito útil em determinadas situações. Quando executado, o programa mostra todos os processos abertos, os arquivos sendo utilizados e seu caminho. Se você conseguir identificar o arquivo que está bloqueado, basta clicar com o botão direito do mouse e depois na opção “Kill Processes Of Selected Files”.

O programa ainda pode ser integrado ao Explorer do Windows através do menu que aparece quando você clica com o botão direito (context menu) em qualquer arquivo. Para fazer isso, quando o OpenFilesView estiver aberto marque a opção “Enable Explorer Context Menu”.

O OpenFilesView é grátis, tem apenas 40Kb e funciona no Windows 2000, XP, 2003 e Vista.

Baixe o OpenFilesView Gratis

Uma alternativa para desbloquear e apagar arquivos é o Unlocker que faz isso diretamente na inicialização do Windows.

One thought on “Apagar Arquivos Bloqueados (Locked) em Uso No Windows

  1. Flavio Magno

    Muito bom Gus! Muito obrigado mais uma vez, arrebentou.

    abraço

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *