Nos dias de hoje é praticamente impossível usar a tecnologia sem uma conexão Wi-Fi em casa ou no escritório, e a experiência de sofrer com uma conexão lenta ou repleta de usuários não autorizados aumentando o problema pode comprometer tanto a segurança de nossos dados pessoais quanto a eficiência de nosso trabalho e lazer usando a rede.

Por isso, é importante saber como acessar as configurações do roteador de internet e otimizar suas opções, tanto para o roteador fornecido pela própria provedora como quando compramos nosso próprio aparelho. Se você precisa alterar uma configuração do seu roteador, ou apenas usa as opções que vieram de fábrica, acompanhe esse artigo para otimizar sua conexão Wi-Fi e aprender a acessar a página de ajustes do roteador sempre que desejar.

É também nas opções de ajuste do roteador que podemos inserir uma VPN para criptografar a rede e aumentar a segurança e privacidade. Embora seja possível instalar o aplicativo VPN em cada computador e telefone, adicionar as configurações no próprio roteador garante que a proteção adicional estará ativa em todos os dispositivos, até mesmo convidados.

alterar as configurações do roteador Wi-Fi

Acessando a página de configurações

Para ajustar as configurações do roteador, será necessário acessar o servidor criado pelo aparelho em nossa rede interna. Isso pode ser feito através do navegador de internet em um computador ou smartphone, mas antes, será preciso descobrir o endereço IP do roteador. No Windows, isso pode ser feito digitando o comando “ipconfig” no Prompt de Comando, o campo “Gateway padrão” é o endereço que desejamos.

Caso você não possua acesso ao computador para verificar o endereço, o endereço mais comum é o 192.168.0.1, ou então 192.168.1.1. Com seu número em mãos, basta digitar na barra de endereços do navegador como qualquer site e apertar enter, a página de configurações do roteador aparecerá.

Para acessar os ajustes, os roteadores precisarão de um endereço de usuário e senha. O mais comum é que ambos sejam a palavra “admin”, mas pode ser necessário verificar a informação em um adesivo colado no roteador, ou perguntar para a operadora de internet que forneceu o aparelho. Uma lista das senhas padrão dos principais roteadores no mercado pode ajudar.

Ajustes importantes

Agora que possuímos acesso às configurações do aparelho, podemos realizar diversos ajustes importantes nas configurações da rede para aumentar a segurança e performance das conexões:

  • SSID: O SSID é o nome da rede que será exibido para seus dispositivos. Não há regras para a escolha do ID, mas é interessante evitar o uso de informações pessoais.
  • Criptografia e senha: Escolha uma senha forte, com combinação de números, símbolos e letras, e escolha o padrão de criptografia WPA2-Pessoal. Jamais aceite a opção WEP.
  • WPS: O WPS permite conexões sem uso da senha, apertando um botão no roteador. Se você suspeita que usuários não autorizados conseguiram acesso à rede, desabilite este recurso.
  • Multicast: Se você realiza muito streaming de mídia em sua rede, principalmente em mais de um aparelho ao mesmo tempo, ative a opção Multicast para otimizar a rede para IPTV e streaming.
  • DNS: O endereço de DNS padrão da operadora pode ser substituído por um DNS mais privado e eficiente, como o Cloudflare DNS, Google DNS ou outras opções disponíveis na internet.
  • Blacklist: Se você deseja bloquear por completo algum site em sua rede, ajudando a combater fraudes e conteúdo perigoso, é possível adicionar cada URL para bloquear no roteador.
  • 5GHz: Muitos roteadores modernos oferecem o canal de 5GHz além da opção de 2.4GHz. Ao ativar a opção de 5GHz, você criará uma segunda rede Wi-Fi distinta usando este canal. As redes de 5GHz oferecem velocidades superiores e maior estabilidade, mas possuem menor alcance. Conecte seus aparelhos portáteis a ambas as redes, assim, o dispositivo mudará automaticamente para a melhor rede disponível em cada parte do ambiente.

Entre estes ajustes, a página do roteador também permite configurações avançadas como modo Bridge e Repetidor para expandir uma rede, o recurso para abrir portas do roteador permitindo a criação de servidores para jogos e websites, e atualizações de firmware que permitem a instalação de soluções customizadas ou correção de erros.

Agora você já sabe navegar nas opções do seu roteador de Wi-Fi e pode personalizar a rede com as melhores configurações para você, sem depender da assistência técnica do provedor de internet. Confira também como recuperar a senha no Windows 10.