Em sistemas operacionais multitarefas, um programa é chamado de daemon quando seu processo é executado em background, ou por trás dos panos. Isto é, ao invés do usuário que está operando o computador ver sua execução direta, o daemon é executado em multitarefa oculta, em background, ao mesmo tempo que outras operações são efetuadas.

No Linux, existe o processo chamado de cron, um daemon que executa comandos programados em datas e horas especfíficas. Ele pode ser usado para agendar atividades recorrentes ou de apenas uma vez, como por exemplo na inicialização do sistema operacional.

Quando instalamos um novo Ubuntu, ou quando iniciamos uma máquina virtual no Amazon Elastic Cloud (Amazon EC2), o Crontab não fica configurado por padrão para escrever seus logs no diretório /var/log.

Desta forma, se você quer acompanhar os logs de execução do crontab, deve realizar uma pequena configuração para ativar os logs.

Como Ver os Logs do Crontab no Ubuntu 18.04

O processo para ver os logs do crontab no Ubuntu 18.04 (acredito que em versões anteriores seja bem parecido), é o seguinte:

1. Modificar a arquivo de configuraçãod o rsyslog: /etc/rsyslog.d/50-default.conf,
2. Remover o # antes de cron.*
3. Salve a alteração.

4. Agora vamos reiniciar o rsyslog e o cron.


sudo service rsyslog restart
service cron restart

Verifique agora o arquivo de log em: /var/log/cron.log

Como Editar o Crontab

Lembre-se que para editar o crontab, você pode usar o comando crontab -e