Quando se fala em criptomoedas, a palavra mais “top mind” relacionada é o Bitcoin. Pode haver uma grande discussão se o Bitcoin é uma moeda mesmo, reserva de valor ou se tem outra finalidade como transferência fácil e barata de dinheiro.

O fato é que o Bitcoin tem mais de 10 anos e ainda hoje muita gente acha loucura o investimento em criptomoedas, mesmo com os ganhos deste investimento batendo qualquer outro ativo do mercado. Afinal, quem é que gosta em investir em algo que em pouco tempo pode ser tão volátil?

Porém o mesmo pensamento de quem aplica em bolsa de valores deve ser aplicado aqui. A visão é de longo prazo, sempre com o horizonte de 5, 10 ou até 20 anos.

Se você não aguenta ficar sem olhar diariamente os preços pra conferir ganhos e perdas, talvez esse não seja o melhor investimento para a saúde do seu coração.

Algumas dicas práticas e diretas para investimento em ativos voláteis como bolsa e bitcoin:

  1. Invista um dinheiro que não faça diferença no seu curto prazo.
  2. Diversifique seus investimentos. Coloque X% do seu dinheiro em ativos mais conservadores e não concentre tudo no mesmo tipo de ativo.
  3. Pense no longo prazo. Veja qualquer gráfico de 10 anos da bolsa de valores ou do bitcoin. Apesar de todas quedas pontuais, com o tempo o investimento é recuperado e recompensado, geralmente com ganhos maiores que outros investimento.
  4. Faça seu dever de casa próprio ao escolher o ativo que vai investir. Não confie em terceiros cegamente, principalmente em quem diz ter a fórmula do mercado. Você é a melhor pessoa que pode tomar decisões sobre seu dinheiro caso faça sua pesquisa particular.

Afinal, Qual Melhor Hora de Investir no Bitcoin?

Se você investe a longo prazo, talvez qualquer momento seja bom para começar, porém se você dedicar um pouco do seu tempo para analisar o gráfico do ativo, pode encontrar uma janela de oportunidade ainda maior. Vamos dar uma olhada rápida no gráfico do Bitcoin desde o seu pico em dezembro de 2017.

Para entender melhor, cada barra vertical desse gráfico tem 1 semana. Se o preço ao final de uma semana subiu a barra é verde, se caiu é vermelha. Esse modo de visualização semanal é muito indicado para análises macro pois o indicador tem bastante força. Basta pensar que uma queda de uma semana é bem mais significativa que uma queda de meia hora.

Outro indicador bastante importante é o RSI (Índice de força relativa ou Relative Strength Index). Não vou entrar no detalhe da explicação deste indicador mas resumindo bem basicamente ele fala se um ativo está “oversold” ou “overbought”, “super-vendido” ou “sub-comprado”.

Quando o RSI está abaixo de 40, dizemos que o ativo está super-vendido ou “oversold”. Teoricamente seria a hora de comprar.

Quando o RSI ESTÁ acima de 80, dizemos que o ativo está sobre-comprado ou “overbought”. Teoricamente pode ser a hora de vender.

Importante: Isso não é dica financeira e sim uma análise técnica bem simplista. Geralmente os negociadores analisam mais de 3 indicadores para tomar decisões. Além do RSI, observam o volume e outros indicadores importantes.

Mas no geral, o RSI pode dar uma pista do que vai acontecer. Basta ver isso no gráfico abaixo com barras semanais para tentar entender a lógica e relação do indicador com o preço.


Qual Corretora Investir Seu Dinheiro

No Brasil existem corretoras de criptomoedas porém nenhuma delas chega aos pés da Binance. Antes, apenas as corretoras nacionais aceitavam depósito em real para compra de moedas, mas agora a Binance também aceita.

Fazer o cadastro na Binance é super simples. Siga este link.

Ao depositar seu dinheiro em real e comprar qualquer criptomoeda, além da variação de preço do ativo, você estará vinculando seu dinheiro ao dólar, o que não deixa de ser um bom investimento dependendo do seu portfólio.

Criptomoedas Estáveis

Existem diversas criptomoedas além do Bitcoin, mas o que muita gente não sabe é que existem as stablecoins, ou moedas estáveis com preço baseado no dólar. A stablecoin mais comum é o Tether (USDT).

A binance criou sua própria stablecoin, chamada de BUSD.

Resumindo, imagine que você pode comprar uma stablecoin como BUSD, ter seu dinheiro em criptomoeda guardado de forma segura, com liquidez em qualquer parte do mundo. Por isso, nem toda criptomoeda é volátil. Quando falamos de criptoativos, estamos falando de ativos armazenados na tecnologia blockchain.

A Binance é uma corretora internacional, com tecnologia e segurança de ponta, uma corretora que recomendo para quem está começando neste mercado.

Mesmo confiando na sua corretora, o ideal depois de comprar seus ativos é armazena-los em uma carteira física externa como a Trezor.