COVID19 – CORONA VIRUS – Melhores Sites Para Informações e Dados. Até hoje no momento que escrevo este texto, a COVID-19 já infectou mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo.

As características da doença que se mostra assintomática em grande número de pessoas, ajuda a se espalhar na projeção geométrica.

O que é isso? Na matemática, a progressão geométrica ou sequencia geométrica, é uma sequencia de números que cada um depois do outro é multiplicado pelo anterior por um fator comum. Na prática significa um crescimento enorme cada dia que passa. É um modelo pirâmide de propagação.

infecção geometrica

Para acompanhar o desenvolvimento desse vírus, diversos sites foram criados na internet mostrando gráficos e dados que ajudam a entender o que acontece nessa grande pandemia mundial.

Vamos ver aqui uma lista dos melhores sites para acompanhar informações e dados da COVID-19.

COVID19 – CORONA VIRUS – Melhores Sites Para Informações e Dados

Abaixo reuni alguns dos melhores sites para informações e dados. Alguns destes sites contém gráficos, outros permitem extrair os dados para que você possa trabalhar as suas próprias análises.

1. JOHNS HOPKINS 2019 NOVEL CORONAVIRUS

2020-04-04 JOHNS HOPKINS 2019 NOVEL CORONAVIRUS

O site criado pelo centro de Engenharia e Ciências da Universidade John Hopkins’s Center (CSSE) é um dos mais simples e informativos para acompanhar o avanço do Corona vírus pelo mundo. O mapa reúne dados de 17 fontes, incluindo a organização mundial da saúde (OMS).

2. 91-DIVOC

Você ja deve ter ouvido a expressão “alongar a curva da epidemia”. Além dos números que o site John Hopkins mostra, é importante ver gráficos que ajudam a entender a propagação do corona vírus e porque essa expressão existe. Basicamente, se não conseguirmos diminuir a velocidade que o vírus se espalha, os hospitais ficarão completamente cheios de pessoas e entrarão em colapso. O site 91-DIVOC foi criado pelo professor Wade Fagen-Ulmschneider da Universidade de Illinois. Este site captura os dados e coloca em gráficos comparativos, agrupando dados por país, em uma visão de tempo iniciada quando a doença atingiu o número de 100 infectados. Importante ver a taxa de crescimento, que dobra a cada tantos dias.

3. WORLDOMETER

O site Worldmeter agrega dados por país de uma forma concisa e prática de ler. Não mostra tandos dados mas os principais números. Para quem quer um site de rápido acesso para ver os últimos números através do celular, ele é perfeito. Os dados vêm das agências de saúdes dos países.

Criado por Aatish Bhatia em colaboração com o canal no Youtube Minute Physics com dados da Universidade Johns Hopkins University, o COVID Trends mostra a evolução do vírus de forma interativa através do tempo. Selecione os países que deseja ver a evolução e clique no botão PLAY.

Como Saber Mais Sobre o Corona virus ?

Os sites acima dão bastante informação sobre a progressão de vítimas da covid-19, porém é preciso ficar atento a todos os efeitos desta pandemia que vão além do vírus em si.

Os efeitos psicológicos da Covid-19 são reais e afetam a população reclusa durante a pandemia. A permanência em casa por muito tempo, convivendo com familiares ou até estando sozinho, afeta psicologicamente as pessoas.

Para saber mais sobre o vírus Corona e também seus efeitos psicológicos, leia o artigo: O que Você Deveria Saber sobre Corona Vírus e Como ele Afeta a Saúde Mental.