Tenho que admitir, quanto mais espaço eu tenho no meu hd, mais espaço eu quero. No meu MacBook tenho 80GB e tenho que suar pra ter espaço livre.
Gerenciar o espaço do HD é um inferno, pelo menos para mim, mas acredito que pra maioria das pessoas também, afinal mais fotos, mais vídeos, downloads e downloads todos os dias. Você apaga 90% e ficam ali 10% de coisinhas pequenas que somadas no final vão acabar com seu espaço. Pesquisas mostram que 25% de dados perdidos são devido a falhas de hardware do disco por isso o Backup é tão necessário mas convenhamos é chato pra burro. O chato é decidir o que fica e o que sai do seu HD.

Windows

No Windows o inferno ainda é maior que no Mac (explico no artigo do Mac a seguir), TODOS sabemos, você instala programas que ao serem desinstalados deixam lá o seu rastro. O CCleaner é um programa grátis que faz o trabalho necessário pra apagar lixo indesejável. Porém como eu disse, em algum tempo você terá que formatar e instalar tudo de novo e o Windows vira um avião de rapidez.

A dica básica é manter 10% do seu disco com espaço livre. Programas de desfragmentação também ajudam embora minha experiência no Windows mostra que a melhoria foi insignificante. O problema é que a maioria dos programas confiáveis que fazem isso são pagos e caros.

Para limpar e melhorar seu disco:

1. Desinstale programas desnecessários.
2. Use o CCleaner para apagar arquivos inúteis e lixo deixado por outros programas.
3. Desfragmente o disco.
4. Deixe 10% do seu disco livre para evitar desfragmentação.
5. Mantenha um backup. Se você tem um drive externo grande faça um clone do seu HD, com o Norton Ghost ou Acronis e não perca tempo formatando e instalando tudo de novo caso seja necessário.

[tags]downloads[/tags] [tags]util[/tags] [tags]hd[/tags] [tags]windows[/tags]