Comentários

iPhone 3G É Muito Bom Mas Tem Sérios Problemas

Eu quero comprar um iPhone 3G, quem sabe ganhar da minha operadora quando renovar o plano empresarial. Muita gente quer ter o iPhone 3G, o antigo já era muito bom, o novo então acrescenta internet de alta velocidade num aparelho projetado para não oferecer resistências a tecnologia. Seria então a salvação para os usuários que não têm tempo para ficar enrolados lendo manuais ou quebrando a cabeça pra poder usar o que então com outros aparelhos era muito complicado.

Embora eu queira muito ter um, hoje já posso admitir que o iPhone 3G tem defeitos graves.

A Apple também, no meu ponto de vista, está criando problemas com a chatisse da sua loja de aplicativos, muito lucrativa para ela porém uma dor de cabeça para usuários e desenvolvedores.

Quais os defeitos do iPhone? Além dos problemas de conexão 3G reportados pelos usuários, relacionei uma lista das coisas que não gosto. Sou um amante dos celulares Nokia e isso vem pesando na minha decisão. Gosto da sua construção e do sistema operacional Symbian. Hoje com meu velho N80 consigo ainda fazer coisas que usuários do iPhone não conseguem. Meu sonho de consumo atual é o Nokia N82 ou N75 e acho um destes ficará a frente do iPhone.

Vamos aos problemas do iPhone 3G:

1. O iPhone 3G tem uma camera muito fraca se comparada com outros modelos. Tudo bem que ela quebra um galho se comparada com rivais do mesmo nível, mas ainda assim 2MP é muito pouco. Não ter flash e também não gravar vídeo é péssimo. O Nokia N82 tem uma câmera de 5MP com auto foco, flash de xeon e que grava ótimo vídeo. O Nokia N75 tem uma de 3MB que só não tem flash.

2. O iPhone 3G não permite ser utilizado como modem de alta velocidade. Sempre quando viajo uso meu Nokia N80 como modem ligado no meu Macbook. Ainda mais com a tecnologia 3G de internet de banda larga, não entendo por que o iPhone não permite isso. Você precisa comprar um aplicativo para usa-lo como modem e isso é inaceitável para mim.

3. O iPhone 3G não tem email push. Email push para quem não sabe é um sistema que você não precisa checar seus emails pois quando tem uma nova mensagem é automaticamente avisado.

4. O iPhone 3G precisa ser hackeado para poder instalar aplicativos. Existe a loja de aplicativos da Apple e lá existem vários grátis porém os programas mais legais como o Fring por exemplo, um aplicativo que traz bate-papo e VoIP para o celular, exigem que o iPhone seja hackeado, o chamado jailbreak, para poderem funcionar. O mesmo aplicativo eu instalo no meu Nokia N80 sem qualquer problema. Além disso a Apple já admitiu que existe uma aplicação que pode apagar instalados com este hack.

5. O iPhone 3G é bloqueado. Não sei o que vai acontecer pois no Brasil por lei os aparelhos não podem ser bloqueados… E agora? Uma das melhores coisas que um aparelho GSM permite é poder inserir um novo simcard se você está em outra localidade para gastar menos. Esse bloqueio é ridículo.

6. O iPhone tem uma péssima duração de bateria. Não consigo entender a relação da Apple com bateria em seus projetos. Você não pode substituir a bateria de um iPod ou iPhone além de sua duração ser horrível. Nao tem explicação a não ser que eles queiram que você compre um novo produto a cada 2 anos.

7. O iPhone não tem a função de “copiar e colar”. A não ser que você goste de digitar, a função de copiar e colar num computador (o sistema operacional do iPhone é o OS X) é indispensável. Ninguém consegue entender por que a Apple não implementou isso.

8. O iPhone não tem MMS. MMS é mensagem de texto com multimídia, ou seja, você pode enviar fotos, vídeos diretamente para outro celular ou via email para quem quiser. O iPhone só tem mensagem de texto comum. Como pode?

9. iPhone 3G não tem câmera para vídeo conferência. Se a tecnologia traz video conferência para o celular, i Phone 3G não faz vídeo, nem faz conferência pois só traz uma câmera para tirar fotos. É algo que não condiz com a tecnologia que o próprio aparelho traz. Aparentemente a Apple juntou a tecnologia 3G no hardware 2G…

10. iPhone não tem A2DP Bluetooth. Para mim até uma frescura e não sentiria falta, mas imagine que na nova geração de aparelhos, a maioria da Nokia por exemplo, você pode escutar música mp3 com fones de ouvido sem fios em stereo.

Veja, escrevi aqui 10 defeitos do iPhone, mas que são facilmente “esquecíveis” quando você olha pra ele e o bolso coça para comprar um. Eu acredito que só comprarei um se conseguir por 200 dólares ou minha operadora me oferecer grátis no plano empresarial. E ainda assim eu estou quase optando pelo Nokia N82 ou N76 porque eles têm inúmeras vantagens sobre o iPhone.

É uma decisão difícil, o que você acha? Dê aqui sua opinião!

Comments
To Top