gmail push

O que é notificação via “Push”?

É uma tecnologia onde uma mensagem de notificação é enviada para o cliente remoto (no caso o aparelho celular) para informar algum evento gerado no servidor sem que este cliente tenha que solicitar.

Quando o celular tem um programa que busca novos emails a cada 15 minutos por exemplo, estamos falando de notificação estilo “pull”.

A tecnologia “push” é mais vantajosa do que a “pull” pois desta maneira o celular não tem que ficar gastando bateria para verificar novas mensagens o que dá mais autonomia ao seu funcionamento.

Com a versão 3.0 do software do iPhone, a Apple introduziu o recurso de notificação push disponível para qualquer programa que queira usar.

O email do MobileMe tem notificações push, porém para quem usa o Gmail não existe uma maneira direta.

Uma alternativa era ativar o encaminhamento de mensagens do Gmail para o MobileMe, ou outro serviço de email com push, porém o MobileMe por exemplo custa 99 dólares por ano.

Para ativar o encaminhamento de mensagens do Gmail o caminho é:

Configurações -> Encaminhamento e POP/IMAP -> Encaminhamento -> coloque o endereço de destino.

Nova Solução Push Para Gmail e iPhone

gpush gmail push settings

Agora um novo aplicativo chamado GPush que custa apenas 99 centavos permite ativar mensagens push para o Gmail.

O grande inconveniente das mensagens push é que o celular pode alarmar a notificação a qualquer momento, inclusive durante a noite. Por isso nessas aplicações push, um recurso essencial é ter um parâmetro de entrada de intervalo de hora o qual você não quer ser notificado. O Gpush falha neste quesito mas ainda é possível colocar o iPhone no silencioso ou mesmo desativar o push em suas configurações.

Outra limitação do Gpush é só funcionar com uma conta de Gmail.

Filtrando Mensagens Importantes

Se você só quer receber notificações de algumas mensagens de email mais importantes o caminho é criar uma nova conta de Gmail e na sua conta principal criar um filtro que faça o encaminhamento para a nova conta.