Apesar de o desbloqueio de celular ser obrigatório no Brasil, as operadoras dão seu jeitinho de tornar o processo o mais difícil possível.

Buscar uma solução na internet não é fácil, existem milhares de páginas sobre o assunto, muitas delas cobram o serviço, outras não funcionam. Quando você pesquisa sobre desbloqueio de celular no Google, ou unlock cellphone em inglês, aparecem tantos resultados que você se perde em sites que dizem ser grátis e que no final cobram alguma coisa.

Econtrei três sites que são confiáveis e você pode tentar ver se eles têm os códigos de desbloqueio para seu celular.

1. Nokia Free (Todas as Marcas)

nokia free unlock code

O site NokiaFree apesar de ter nome Nokia, disponibiliza um programa de desbloqueio de diversas marcas de aparelhos como SonyEricsson, Siemens, Panasonic, Motorola, Alcatel, Sagem, Maxon, Sharp, Mitsubishi, Philips e outras marcas genéricas. Além de ter uma interface onde você pode obter o código de desbloqueio online para seu Nokia, também pode baixar um programa dedicado a cada marca.

2. UnlockItFree.com (Nokia)

Trycktill.com unlock cell phone free

Este site não tem um programa para baixar mas dá os códigos DCT3 e DCT4 para os aparelhos Nokia que permitem desbloqueio remoto, pois como sabemos, para alguns modelos é necessário o uso do cabo para ligar ao computador e fazer o acesso ao software interno (firmware). Veja por exemplo o caso do Nokia N80 que não possui desbloqueio via código. Se você tiver sorte, pesquise pelo seu modelo através da ferramenta de pesquisa de códigos.

3. Trycktill.com (Nokia, LG, Maxton, Panasonic, Siemens, Vitel)

Trycktill.com unlock celular

O trycktill.com é mais um site que dá os códigos de desbloqueio para várias marcas. O site originalmente é apresentado em holandês (acho eu) porém tem um botãozinho de trocar para inglês se isso o ajudar. Basta escolher a marca, modelo, país, rede, colocar seu IMEI e outros parametros que achei um tanto complicado. Mas para quem precisa pode ser útil .

Obtendo o IMEI do aparelho

Para conseguir gerar o código de desbloquio do seu celular, você precisa saber o número do IMEI, que é um identificador do aparelho. Na maioria dos casos, digitando *#06# no teclado do celular funciona, mas nos aparelhos brasileiros o IMEI está gravado internamente onde fica a bateria.