Mapear Cliques no Botao Curtir (Like) e Twitter Com Google Analytics

By | agosto 3, 2011

Quando você tem um site na internet, uma página da sua empresa ou pessoal, é importante saber as estatísticas de acesso sobre os visitantes, quantidade de acessos, páginas mais populares, etc.

O Google Analytics é o serviço grátis essencial para sua página web, ele mapeia todos os acessos e dá todas estas respostas que são importantes na hora de avaliar mudanças e estratégia de marketing. Para instalar o Google Analytics basta fazer o cadastro grátis e depois inserir um pedaço de código javascript no cabeçalho da sua página.

Eu escrevi um guia de instalação do Google Analytics.

Uma novidade do Google Analytics anunciada em julho de 2011 é o mapeamento de cliques em botões das principais redes sociais como Facebook, Twitter e também do Google+. Ao instalar mais um script no rodapé da sua página, o sistema é capaz de contabilizar informações de cliques no botão curtir do Facebook, do tuitar do Twitter e do +1 do Google+.

Para instalar o javascript de tracking social do Google Analytics, no caso de ter utilizado o botão curtir síncrono do Facebook e Twitter (opção mais comum sem utilizar o SDK-async), você deve inserir o seguinte código no rodapé da página:

Veja como colocar sua página dentro do Facebook com botão curtir

Veja como inserir o botão curtir do Facebook no seu site Blogger

Baixe o arquivo ga_social_tracking.js

Veja um exemplo de funcionamento do Google Analytics Social Plugin.

<script src="ga_social_tracking.js"></script> 
  <script> 
    _ga.trackSocial();
  </script> 

O resultado você vê na seção de Eventos do Google Analytics:

Na página de exemplo criada pelo pessoal do Google Analytics você pode ver exemplos de como configurar para APIs do botão do Twitter Asíncrono, Síncrono e Facebook Asíncrono e Síncrono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *