Images Safeway-Shopping-Cart

Eu gosto de comprar pela internet, é prático, rápido e na maioria dos casos mais barato. Eu comecei a comprar online quando nem tinha lojas no Brasil. Comprava CDs pela Cdconnection, através de um sistema de telnet. Algumas regras básicas devem ser seguidas para não ter problemas.


Comprar online é seguro? Eu diria que sim. Nos EUA é 99% seguro. Tem suas disvantagens? Sim. Pra começar, estamos no Brasil e o direito do consumidor ainda é uma incógnita para a maioria das pessoas. Se tudo der certo, comprando hoje você pode receber seu produto em até 2 dias em lojas como Submarino, Americanas ou Shoptime. Mas se der errado, algo como produto errado for lhe enviado ou algum produto com defeito, você terá que enfrentar uma burocracia e é certo de ter dor de cabeça. Eu já tive, com Shoptime e Submarino, e olha que são lojas de grande porte, mas os problemas que eu tive pode acontecer com qualquer outra loja. A experiência que eu tive me leva a dar os seguintes conselhos:

Antes da Compra:

1. Não compre pela internet um produto que tenha pelo mesmo preço em uma loja perto de você. Se der problema você vai até a loja e troca ou reclama, na compra online você vai ter que ligar num 0800 e pagar para envio via sedex do produto e esperar alguns dias.
2. Se a loja que está comprando não é tão conhecida, pesquise no google pelo nome dela e talvez você encontre pessoas relatando casos de compras nestas lojas.
3. Ainda na situação do item 2. Ligue para a loja e veja se alguém atende.

Se a compra der errado:

Se algo der errado, tipo o produto vier errado ou com defeito, prepare-se para a batalha. Você deve ter paciência e prestar atenção em alguns detalhes:

1. Documente e guarde todos os recibos, nota fiscal e conversas que tiver com a loja. Se a loja tiver atendimento via chat. Copie todo o bate-papo para um documento do word. Se for por telefone, procure sempre anotar o nome da pessoa com quem falou, data e hora, se possível envie documentos via fax com comprovante de recebimento.
2. Se a atendente começar a falar como um robô, peça pra ela dizer o nome todo que você vai enviar uma reclamação formal para a defesa do consumidor do seu jornal local. Isso ajuda muito na hora de você pedir pra falar com o supervisor do atendimento.
3. Existem lojas que não trocam o produto caso o seu venha com defeito, Shoptime por exemplo quando eu comprei um aparelho DVD e veio com problema disse para eu encamihar para assistência técnica. Eu acabei por devolver. Lembre-se que você tem 7 dias úteis para poder devolver.

O problema Brasileiro é que as lojas ainda acham que nada vai acontecer com elas se der algum problema, ou seja, nossa justiça não funciona ou funciona devagar. Se considerarmos que a justiça protege neste país os bandidos, temos que nos precaver de todas as formas. Boa sorte nas compras de Natal e se alguém tiver alguma dica a mais é só falar.

[tags]dicas
[/tags]