O uso de palavras-chaves é cada vez mais freqüente na internet. No caso das fotos você pode acrescentar várias para que depois ache elas de uma maneira mais fácil. Imagine que você tem uma foto do pôr-do-sol que tirou em Búzios, nela pode acrescentar as palavras-chaves “buzios”, “por-do-sol”.

No Mac você pode acrescentar palavras chaves através do aplicativo de visualização prévia. Depois que a foto estiver aberta pressione maçã+I para abrir o painel de informações da foto.

keywords preview

No Windows o picasa2flickr faz este trabalho muito bem. Com o Picasa você adiciona as palavras-chaves e o picasa2flickr passa as fotos para o Flickr sem sair do Picasa.

Importante: Cuidado ao redimensionar as fotos. Se você não usar um programa para fazer isso, ele poderá apagar suas palavras-chaves. Mesmo o programa oficial do Flickr se você configurar ele para diminuir suas fotos de tamanho, elas perdem estas informações preciosas. O que você deve fazer é redimensionar com o Picasa ou no Mac com o Adobe Bridge/Photoshop ou o aplicativo de pré-visualização.

Windows:
Baixe o Picasa
Baixe o picasa2flickr