Bittorrent

Um dia um amigo me ligou muito nervoso perguntando se eu usava o emule para baixar alguma coisa, eu disse que sim e então falou que o Virtua tinha bloqueado o tráfego p2p através de emule ou bittorrent. Eu fiquei espantado, afinal eles vendem aquela banda toda pra ainda decidir o que a gente faz com ela? Se eu quiser usar minha internet 24 horas por dia 7 dias por semana o problema é meu né?

O tal bloqueio parece que se existiu foi somente por alguns dias devido a imensa reclamação na internet. O telefone de atendimento deles deve ter tocado e muito.

Existem algumas maneiras de melhorar a velocidade do download e também optimizar o tráfego nestas redes. Não há uma maneira certa de fazer isso, depende do seu provedor e talvez nem tenha jeito mesmo. Vamos a umas dicas:

Encriptar os dados enviados pelo cliente BitTorrent.

Significa codificar os pacotes de informação para que o provedor não veja que aquele tráfego foi origiado por um cliente p2p. Vários clientes de BitTorrent oferecem encriptação tipo RC4. São eles:

Azureus

Azureus. Agora chamado de Vuze, é um popular cliente escrito em Java e multi-plataforma (funciona em todos sistemas operacionais). Para ligar a encriptação, vá no menu Tools (ferramentas). Selecione “Options” (opções) e “connection” (conexão) e “transport encryption”. Cheque a caixa “Require encrypted transport” e selecione o tipo Rc4 no menu que tem “minimum encryption”.

O Azureus ainda oferece uma opção “Allow non-encrypted outgoing connections if encrypted connection attemp fails”, que traduzindo para o português deixa serem conexões sem encriptação se a esta falhar devido ao cliente na outra ponta não estar encriptado.

µTorrent

µTorrent e també o BitTorrent para Windows. Neste cliente basta ir no painel de preferências e escolher a parte de BitTorrent. Selecione “Protocol Encryption” e escolha entre “enable” (ligado) ou “forced” (forçado). A opção “Enabled” funciona como a opção de deixar tráfego não encriptado quando o outro cliente não tiver encriptado. Vai deixar mais conexões porém não é tão eficiente para passar o bloqueio do seu provedor.

BitComet

O BitComet funciona no Windows. Para ligar a encriptação no BitComet, acesse “Opções” e “Preferences”, vá na parte “Advanced > Connection” e selecione “Protocol Encryption”. Existem opções para “auto detectar” e “always”. Como nos outros, a opção “auto detect” abrirá mais conexões mas não “esconderá” o seu tráfego.

Tente brincar ligando e desligando a encriptação e veja se isso altera a sua velocidade de download.

Outros clientes que tem encriptação incluem o KTorrent (Linux), rTorrent (Linux, Mac) e BitTornado (Windows)

Outra boa medida para melhorar o seu tráfego é trocar a porta de comunicação do BitTorrent que vem por default com número 6881 até 6999. Depois que trocar essa porta você tem que abri-la no seu roteador para que a comunicação fique bidirecional.

Alterando o jeito que o protocolo BitTorrent funciona:

O BitTorrent tem um modo de trabalhar único e por isso é também fácil de ser identificado pelos provedores. As versões mais recentes do µTorrent e Azureus incluem a opção “Lazy Bitfield” que escondem os “seeders” dos provedores. Se esta opção é ligada, o seeder BitTorrent tenta parecer que é um leecher. Na verdade é um drible no protocolo pra tentar enganar os provedores.

No Azureus veja essa opção no menu “Ferramentas – Opções”.

No µTorrent vá nos controles avançados, seção preferencias: peer.lazy_bitfield.

Outras maneiras ditas eficientes na verdade são tentativas desesperadas que não ajudam muito. Se alguém souber de uma que funcione por favor me avise.

Fonte: Wired