n80 mirror

Quase todo celular hoje em dia tem uma câmera, embora a maioria não tenha nenhuma qualidade, por exemplo as do tipo VGA, mas também existem as de 3MP que você já pode até imprimir. Embora a quantidade de mega pixels da câmera seja importante, outros fatores fazem a diferença no final. Explico porque. Eu tenho um Sony Ericsson k790 e também um N80, ganhei os dois da Tim através do plano empresarial. Ambos possuem câmeras de 3MP. Qual o melhor? Humm, o que estiver na sua mão na hora que precisar né? Mas o melhor é o Sony Ericsson por dois fatores cruciais, foco automático e flash de xenon. Se você vai comprar uma celular em breve e quer ter o que tem a melhor câmera, escolha um Sony Ericsson.

Quando você for tirar a foto pode dar uma fuçada nas configurações da câmera para tirar melhor proveito dela. Vamos ver o que você pode fazer:

1. Escolha a melhor resolução. Na maioria das vezes a configuração padrão que vem no celular não é com a quantidade maior de mega pixels.

2. Se a sua câmera não tem foco automático (a maioria não tem), no n80 tem uma alavanca pequena perto da lente que você escolhe se vai tirar foto de perto ou longe. Desta forma o foco é regulado para melhor desempenho nestas condições.

3. Ao clicar, segure a câmera bem firme para não tremer e também se for tirar a foto de alguém diga para esta pessoa ficar bem parada. As câmeras de celular tem desempenho lento e são sensíveis a qualquer movimento.

4. Quanto mais luz melhor. Ainda não vi uma câmera para celular com bom desempenho no escuro, por isso se possível use o flash e tente ambientes com maior iluminação possível, isso fará com que as cores fiquem mais brilhantes e a foto possua mais detalhes.

5. Não use zoom digital. O zoom digital é uma enganação que só funciona nos filmes do CSI onde eles aumentam uma foto por diversas vezes e ela fica com a mesma resolução. ISSO SÓ FUNCIONA EM FILMES! Desligue o zoom digital.

6. Tire várias fotos, pelo menos umas três, depois ao passar pro computador você verá que sempre tem uma melhor que a outra. A chance de errar será menor.

7. Edite a foto no seu computador com o photoshop para regular as cores e a luz.

Não dá pra pensar mais coisa do que isso, a não ser que você ainda vá comprar um celular com uma câmera e possa comprar o novo Nokia N82 com câmera de 5 mega pixels com foco automático e flash de xenon.