writer penProcurando um bom editor de textos que permita você digitar sem ser perturbado por messenger e email interrompendo sua concentração? A chave é usar editores em tela cheia. Encontrei bons editores grátis para Windows e Mac que podem ajudar.

Macintosh

Para Mac temos o Smultrom, (Mac OS X 10.3.9 ou superior) grátis. O Smultron serve muito bem para programadores como para escritores que desejam trabalhar no modo em janela ou em tela cheia.

smultron.jpg

Uso bastante o Smultron e posso dizer que é excelente editor para php, html e textos em geral.

Baixar o Smultron

Windows

Para usuários Windows existe um ótimo editor em tela cheia o Dark Room que é também grátis.

_images_dark_room.gif

O Dark Room é um editor simples em tela cheia dedicado aos escritores, não tem absolutamente nada na tela além de suas palavras e assim sua concentração no que escreve é maior. Não serve como o Smultron para desenvolvedores, no Windows eu recomendo para isso o Scite.

q10 text editor.jpgOutra opção ótima e grátis para Windows é o Q10, este já com algumas funções a mais como mostra a coluna e linha que está e a quantidade de caracteres no rodapé. Ele tem verificação de ortografia em português e roda sem instalador. O Q10 emite um som imitando uma máquina de escrever antiga, bem legal mas que pode ficar irritante depois de algum tempo. Para ver os comandos do Q10 pressione a tecla F1, para sair ctrl+C. Esse edito é muito legal e queria muito ter uma versão para Windows.