Escrever é uma paixão e tornar isso em algo lucrativo talvez seja um dos maiores desafios para os bloqueiros atuais. O trabalho de escrever é talvez o menor se for realmente o que você gosta de fazer. Ter paciência, um plano e visão a longo prazo são boas dicas para quem esta começando. Muita gente está nesse mercado e a concorrência é forte.

Estava lendo no doshdosh, um blog que tem “apenas” quase 16000 assinantes um interessante artigo, quase todo escrito pelos leitores através de comentários.

A pergunta feita aos leitores foi bem simples: “Qual é a melhor maneira de fazer dinheiro online?”. Então anotadas as respostas, fez-se um artigo que em muitos pontos torna-se redundante.

Fiz uma resenha do que eles falam em geral, e parece ser algo bem interessante e útil para quem procura um meio de associar o prazer de escrever com o ganha pão.

Como Ganhar Dinheiro Online Escrevendo Em Blog

1. Muita gente tem a estratégia de construir vários blogs que fazem 1 dólar por dia e assim fazer centenas de dólares por dia. É uma estratégia complicada de administrar mas que dá certo embora não produza conteúdo de qualidade.

2. Se você quer construir um blog que tenha leitores frequentes, isso tomará muita dedicação, tempo e paciência. No começo as coisas são sombrias e solitárias. Você pode achar que está escrevendo pra ninguém.

3. Escrever conteúdo de artigos com qualidade, com bons títulos e frequência leva ao sucesso. Como fazer isso? Escreva sobre o que você entende bem. Se é bom de cozinha, faça um blog sobre culinária, se sua paixão é carros, sobre automobilismo, e com isso consegue a fidelidade pois a sua paixão será compartilhada e admirada pelos leitores. Conheço muita gente que escreve bem e que nem sabe que poderia estar ganhando dinheiro com isso.

4. Junte-se a uma rede de blogs, algo como uma comunidade online tipo blogblogs.com.br ou rec6. Comente em blogs que você gosta, crie links para eles e desta forma com o tempo você cria uma relação que ajuda em termos de visitas e admiração.

5. Gastar dinheiro no começo é ruim. Comece no wordpress.com ou blogger que hospedam seu blog de graça para ver se você vai gostar da experiência. Tem muito blog famoso sem domínio próprio. Se for comprar um domínio, o modo mais barato é usar um servidor nos EUA como eu uso o HostGator que deve custar cerca de 7 dólares por mês por um excelente serviço. Quanto menos dinheiro você gastar melhor.

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro depois que você consegue um bom tráfego e número de assinantes.

1. Se você tiver um site com um bom número de pageviews (número de páginas vistas por dia) e assinantes, pode lançar outros sites menores sobre outros assuntos que o site principal ajudará a promove-lo.

2. Juntar seus melhores artigos e criar um livro ou artigo em pdf, chamados “ebook”. Muitos blogs famosos fazem isso, um exemplo de sucesso é o Lifehacker. Você pode vendê-los através do paypal ou pagueseguro.

3. Criar um sistema de assinantes premium com acesso a artigos selecionados e uma parte privada do seu blog como um forum ou ao livro digital do seus melhores textos.

4. Crie uma loja online a partir de anúncios externos do UOL ou outro sistema de anúncios. Isso é fácil, basta criar uma página com título “shopping” contendo apenas anúncios e direcionar visitantes para lá. Muita gente faz isso, o lado ruim que eu vejo é poluir seu site com algo que não tem nada a ver com os textos. Pense nisso com cuidado.

5. Experimente uma outra rede de anúncios que não seja o AdSense do Google. Existem tantos blogs com anúncios deste tipo que os leitores já estão acostumados a “pular” eles e ir diretamente para os artigos.

6. Crie alguma página de referência na qual os leitores podem guardar em seus favoritos e acessar sempre. Pode ser um serviço de informações, fotografias, faq (perguntas e respostas frequentes), uma ferramenta de pesquisa personalizada como o Google cse ou se você é programador uma página com um conteúdo personalizado com uma ferramenta criada por você.

7. Quando você tem tráfego as coisas ficam mais fáceis. Otimize o formato e posicionamento dos seus anúncios. Faça testes frequentemente com os anúncios que têm menos rentabilidade. Falei aqui sobre uma técnica para testar os anúncios do adsense. Você terá que “brincar” com o formato e posição de um anúncio. E isso somente com testes você consegue avaliar.

8. Visite as páginas na internet que falam sobre “como ganhar dinheiro na internet”, ou qualquer blog de sucesso que você goste, e veja o que eles fazem, estude o seu blog, veja como idéias podem ser adotadas no seu negócio. Mas é claro que você deve continuar escrevendo normalmente seus artigos. Não coloque fazer dinheiro acima de escrever conteúdo de boa qualidade. Nem polua seu site com anúncios que atrapalham e enganam seus leitores. Eles saberão que foram enganados.

De todas essas idéias, algumas são experiências minhas que comprovei, outras que vi por aí e funcionam. O resumo disso tudo é que ganhar dinheiro na internet depende da qualidade da informação que você disponibiliza e isso deve ser sempre sua preocupação número um.

Qual sua dica para ganhar dinheiro online? Tem uma história de sucesso?