O WordPress é uma excelente plataforma de blog para usar, é hoje a mais usada na internet, talvez porque é a mais customizável com seus plugins abertos que qualquer um pode desenvolver.

A vantagem básica do WordPress que o torna tão popular erradamente é que ele carrega as suas páginas uma-a-uma lendo o banco de dados. Outras plataformas como o Movable Type, a cada novo artigo todo blog é reconstruido gerando páginas estáticas html.

Aí que está o grande engano, esta “vantagem” do WordPress é na verdade um problema para blogs com muito tráfego ou até mesmo para um mal configurado. Como a maioria de seus utilizadores não têm tantas visitas em seu blog, ainda não passaram por isso. Geralmente estas pessoas só se dão conta quando são expulsos de um servidor por ultrapassarem o limite de carga de CPU permitido. Eu passei por isso.

Lembre-se, sempre que tiver problemas, verifique o log de erros do servidor. No cpanel e também dentro das pastas do WordPress deve ser criado um arquivo error_log para erros em php.

Geralmente erros de CPU deixam o site lento e se o seu servidor de hospedagem for bom ele não vai banir seu blog e sim gerar um erro 500 (Internal Server Error) porque deve ter um script que interrompe sempre que a utilização de CPU passar de 20%.

Você pode sempre verificar a utilização de CPU através dos comandos unix:

ps auxw
ou
netstat -n | grep :80 |wc -l

Vejam no site do WordPress a quantidade de problemas relacionados a cpu.

O que acontece é que a cada visita ao blog o WordPress vai consultar o banco de dados e isso o obriga a ter um servidor com enorme capacidade. O maior problema do WordPress é não ter um sitema de cache embutido por isso você deve obrigatoriamente utilizar plugins de cache como o wp-cache2 ou o super cache.

No próximo artigo apresento um check-list para otimizar e resolver problemas de CPU com o WordPress.