A Apple anunciou ontem seu serviço me.com (mobile me) que promete trazer email push (o email push é como nos Blackberry que avisa quando tem um novo email diretamente no celular) e sincronia dos dados do celular como contatos, calendário e todos arquivos.

myFUNAMBOL Portal

O mobileMe custará 99 dólares por ano. Se você quer uma solução grátis que faz a mesma coisa, deve conhecer o projeto Funambol.

Apesar desse nome esquisito o Funambol é um projeto com código fonte aberto destinado a disponibilizar email push, sincronia dos dados e gerenciamento do aparelho móvel (instalação de configurações remotamente, etc), que suporta a maioria dos celulares do mercado e é grátis, ou seja, você pode ter um mobileMe no servidor da sua empresa, disponibilizando toda essa tecnologia com custo zero.

Para operadoras de telefonia também é oferecido um pacote de serviços.

Veja a lista dos celulares compatíveis com o Funambol. Aparentemente o software é compatível com todos os aparelhos do planeta, todas as linguagens como Symbian ou Java.

Se não é pretende instalar nada em servidor ou não é desenvolvedor pode experimentar o serviço no website my.funambol.com. O cadastro é grátis. Eu instalei no meu Nokia N80 e pude sincronizar meus contatos e calendário.

O projeto promete causar uma boa repercursão no mercado assim como ocorreu quando o sistema operacional Android do Google quando foi anunciado.

Conheça mais o projeto no site funambol.com