Hoje em dia os pen drives, dispositivos de armazenamento portáteis, estão cada vez maiores, na loja virtual Amazon está a venda um com 32GB. Essa tendência vem trazendo novidades como notebooks que usam estes tipos de memórias ao invés de discos rígidos como no caso do Asus Eee Pc e do Apple Macbook Air.

Uma vantagem de você ter um pen drive com bastante espaço, além de poder transportar seus arquivos de músicas, fotos e vídeos, é poder carregar seus aplicativos preferidos e poder usa-los em qualquer computador. Sem precisar instalar nada.

Por que? Existem situações que você não pode instalar nada no computador que está disponível no momento, posso citar os casos:

1. Num cliente no ambiente corporativo,

2. Lan-house

3. Na casa daquele amigo chato que não deixa você instalar nada no computador dele por medo de estragar.

A solução nestes casos é usar aplicativos portáteis, que são grátis e foram alterados para serem usados sem precisar de instalação no disco do Windows. Eles se instalam no disco que estão sendo transportados, no caso o pen drive e não alteram em nada o computador que você está.

aplicativos portáteis portableappsA página PortableApps (Aplicativos Portáteis) reúne uma coleção dos melhores aplicativos portáteis grátis que você pode encontrar.

Posso listar alguns famosos como: Firefox 3, Notepad++, GIMP (clone do Photoshop), FileZilla (ftp), Pidgin (bate-papo no MSN, Yahoo, etc), VLC Media Player (toca video), Audacity (editor de sons), Thunderbird (cliente de e-mail), OpenOffice, Z-zip, etc..

Além dos programas existem ferramentas para o pen drive para backup, anti-vírus e muitos outros que você pode precisar e até jogos para os momentos de tédio.

Toda essa coleção de programas pode ser baixada um-a-um ou então baixar o pacotão chamado Suite que tem até um menu de inicialização com atalhos diretos.