xbox 360 consoleTenho um Xbox 360 e apesar de ser para mim o melhor video game do mercado, existe um problema de fabricação que até rendeu muito prejuízo para a Microsoft, que é o resfriamento do console que se aquecer muito acaba por estragar. A Microsoft fez um recall de milhares de consoles porém no Brasil não temos como trocar em caso de defeito. A solução é a prevenção.

A primeira coisa que fiz quando comprei foi levar o Xbox 360 na Assel no centro do Rio de Janeiro para desbloquear e também trocar a voltagem da fonte para 12V o que aumenta a ventilação. Porém isso não é uma solução final.

Hoje comprei no ebay uma nova ventuinha, a “Talismoon Whisper Fan” que promete 58% mais de ventilação e ainda produzir 7% a menos de barulho (O Xbox 360 é muito barulhento). De quebra ainda tem uma iluminação em verde, azul ou vermelho para dar um outro visual ao console. Para comprar no Ebay só é preciso fazer seu cadastro e ter uma conta no Paypal para fazer o pagamento. O preço da peça foi de $20 dólares mais $20 de transporte, como eu comprei 3 dividindo com amigos, saiu bem barato.

Talismoon.com XBOX360 whisper fan

Para instalar essa nova ventuinha vou levar o Xbox na Assel, mas se você quer se aventurar em abrir o console, pode fazer pessoalmente. Existe um tutorial em inglês no site Extremetech que mostra as fotos passo-a-passo. Não é impossível, você precisa de ferramentas apropriadas e alguma paciência. Lembre-se que a garantia vai pro espaço mas como estamos no país das bananas isso aqui não vale nada.

Existem outras soluções para proteger o Xbox 360 como ventilação externa extra (o que não funciona muito), e uma outra adaptação interna para levar o ar diretamente ao CPU. É uma gambiarra enorme que ainda não tenho coragem de fazer como vocês podem ver nessa imagem que achei na internet, o link vai para a página com o tutorial completo.

Xbox 360 HEATSINK MOD

Gosto do Xbox 360 mesmo com esses problemas e ainda indico para quem está indeciso entre ele e o PS3. Se você tem um Xbox 360 conte aqui sua experiência. Deu problema? Qual solução você adotou?