imagem de cd

Talvez você esteja se perguntando, o que é uma “imagem de cd/dvd?”. Uma imagem é um arquivo no seu computador com o conteúdo exato de tudo que está no CD/DVD, como se estivesse compactado por zip ou rar. Desta forma fica bem mais fácil para transportar na internet e também armazenar no seu computador.

Existem vários formatos de imagem, arquivos com extensão ISO, BIN e também o chato formato propietário de programas pagos como o UltraISO e o MagicISO.

Quando você baixa algum programa na internet em formato ISO/BIN, o melhor a fazer é grava-los para a mídia original, CD no caso do arquivo ter até 700Mb ou DVD se for superior a isso (camada simples até 4.7GB ou dupla se for maior).

Gravando o Formato Propietário DAA ou UIF2

Para complicar o meio de campo, ainda existe o chato formato DAA e UIF2. Para trabalhar com estes arquivos sem ter que comprar o UltraISO ou MagicISO, basta converte-los para tipo ISO e usar os programas normais de gravar CD/DVD. Ainda bem que encontrei estes dois conversores grátis DAA2ISO e UIF2ISO que estão na página do programador Luigi Auriemma.

Testar a Imagem Antes de Gravar

Porém além de gravar você pode testa-los antes, para prevenir da perda da mídia no caso do arquivo estiver com defeito. Para isso você pode usar programas grátis que emulam um drive de CD/DVD virtual no seu computador a partir do arquivo da imagem. Programas como DaemonTools ou Phantom CD.

Para gravar, você não precisa de um programa pago como o Nero, basta usar o ImgBurn ou o CDBurnerXP.

Nada melhor que a internet para encontrar soluções para problemas criados pela própria tecnologia.